Reunião analisa situação do uso da água em Pentecoste

20 de junho de 2018 - 14:22

Durante reunião é discutida operação para o abastecimento humano no Vale do Mundaú

Com o objetivo de aprovar o uso da água para o abastecimento humano na sede dos municípios de Uruburetama e Tururu, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) / Gerência Regional de Pentecoste, realizou em Tururu a reunião de Alocação Negociativa de Água do Açude Mundaú, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). O evento foi realizado no dia 21 de julho.

A reunião iniciou com uma reflexão do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral), Niepson Viana, acerca da atual situação do volume de água existente no açude. Informou ainda que será um ano difícil para as comunidades a jusante do açude, entretanto, buscará junto ao CBH do Litoral, alternativas para amenizar a falta de água das localidades existentes ao longo do Vale do Mundaú.

Em seguida, foram apresentadas a atual situação dos reservatórios, os dados técnicos referentes a simulação feita para se trabalhar uma vazão de 70 l/s e o boletim informativo da bacia. Para que todos pudessem tomar conhecimento e aprovar essa vazão, a ser operada no açude Mundaú ao longo do segundo semestre de 2015.

A reunião contou com a participação de 30 representantes, dos quais destaca-se o Comitê do Litoral, Associações, Poder Público Municipal e usuários em geral. A gerência regional da Cogerh esteve presente com a participação dos núcleos de gestão e operação.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Lúcia de Sousa Bernardino