São Benedito: Comitê da Serra da Ibiapaba prepara Projeto

29 de junho de 2018 - 16:45

O projeto Malha D’água foi assunto principal da 20ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba. Na pauta, as principais obras hídricas que serão realizadas no estado do Ceará para integrar os grandes açudes e distribuir de forma mais eficiente a água para todos os municípios. O destaque foi também para importância da construção do açude Lontras para que o projeto seja implementado na bacia da Serra da Ibiapaba.

A Reunião do Comitê teve início com as boas vindas do presidente, Jaime Filho, que apresentou a pauta e conduziu a reunião. Logo após, a técnica Massília Santos, da Secretaria do Meio Ambiente/Sema, fez um balanço sobre o Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais/Geac, que aconteceu em Viçosa do Ceará no dia 27 de março de 2018 e repassou orientações sobre o Selo Município Verde.

Seguindo a pauta, Jaime fez repasses sobre o encaminhamento dos ofícios deliberados na última reunião ordinária, a criação do CBH do Rio Parnaíba, os relatos do 8° Fórum Mundial da Água em Brasília e a necessidade da elaboração do Plano de Bacia da Serra da Ibiapaba.

Em seguida o coordenador do núcleo de Gestão de Crateús, Ewerton Torres, informou que dia 29 de maio em Ibiapina será realizada a 7ª reunião extraordinária do colegiado para aprovar o Regimento Interno do colegiado de acordo com o novo Decreto dos Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras (DECRETO N°32.470). Ao final, a diretoria do comitê repassou alguns informes e encaminhamentos feitos pelo colegiado.

Estiveram presentes 23 instituições, representando 76.66% do colegiado. Dentre elas, membros do setor sociedade civil, usuários, poder público municipal, estadual e federal do CBH da Serra da Ibiapaba e a técnica do Núcleo de gestão de Crateús, Edna Nascimento.

Fonte: Ascom Cogerh