Secretário Adjunto da SRH é eleito primeiro presidente da Câmara Setorial Água e Desenvolvimento

30 de junho de 2018 - 15:55

Primeira Reunião da Câmara aconteceu nesta quarta-feira no Espaço das Águas – Auditório da Cogerh

Ramon Rodrigues, secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), foi eleito nesta quarta-feira (11/10), presidente da Câmara Setorial de Água e Desenvolvimento. A eleição aconteceu após a aprovação do Regimento Interno da Câmara, no Espaço das Águas – auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Wandemberg Rocha (Adece) e Bessa Júnior (Fiec) foram escolhidos 1° e 2° secretários executivos, respectivamente. Os trabalhos foram abertos pelo Secretario dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.
As Câmaras Setoriais são órgãos de caráter consultivo e propositivo, compostas por representantes das entidades privadas, organizações não-governamentais e órgãos públicos relacionados aos respectivos segmentos produtivos. Os integrantes das Câmaras atuam em colegiado, identificando as potencialidades e removendo as dificuldades com vistas ao desenvolvimento econômico das atividades produtivas no Ceará.

O Secretário Executivo da SRH, Aderilo Alcântara, e o assessor especial do gabinete da SRH, Francisco Viana, também se engajarão nos trabalhos da Câmara Setorial.

“Essa seca que atravessamos encontrou o Ceará em pleno processo de industrialização tardio. Vejam que que recentemente concretizamos o sonho da implantação de uma siderúrgica, após com 50 anos de espera”, discorreu o secretário Francisco Teixeira, na sua fala de abertura. “Também o setor agropecuário foi pego num momento de inflexão, com o aumento da produção irrigada, da carcinicultura, da pecuária leiteira etc. Então, essa Câmara vem em momento importante para o desenvolvimento do Ceará”, avaliou o secretário.

Dentre os objetivos dessas câmaras estão: Identificar entraves e oportunidades do setor, visando apresentar propostas de projetos e soluções ao desenvolvimento de uma cadeia produtiva, introduzir a organização dos elos falantes, facilitar mecanismos de governança da cadeia produtiva.

A principal atividade das câmaras setoriais é a discussão em plenário de seus membros sobre assuntos pertinentes à cadeia ou setor, propostos pelos seus participantes e/ou seus convidados, e, seus respectivos encaminhamentos. As reuniões da Câmara de Água e Desenvolvimento acontecerão sempre na penúltima segunda-feira do mês, às 14h30, no auditório da Cogerh.
As palestras “Seca e Recursos Hídricos”, do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Eduardo Sávio Martins, e “Água: Gestão Estratégica e Qualidade de Vida para Todos”, proferida pelo professor do Departamento de Hidráulica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Assis Filho, encerraram a solenidade.