Secretário apresenta projeto do PISF no Fórum do Comitê de Bacias

27 de agosto de 2020 - 11:02

A transposição do Rio São Francisco e o papel dos Comitês de Bacia no pacto pelo saneamento básico do Estado do Ceará foram assuntos centrais do encontro

Já adequados às rotinas virtuais de trabalho, os Comitês de Bacia do Estado do Ceará seguem mantendo cronograma constante de atividades informativas e deliberativas no âmbito da gestão participativa dos recursos hídricos do Ceará. Não diferente da nova rotina de trabalho, os representantes das entidades realizaram, nesta quinta-feira (27), o Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O evento virtual contou com a participação do secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira.

Teixeira apresentou para os membros do Fórum toda concepção do Projeto de Tranposição do Rio São Francisco, com foco na chegada das águas no Estado do Ceará. “O compromisso inicial do Projeto é trazer água para Fortaleza e Região Metropolitana. E então deixar a água do Castanhão para o Vale do Jaguaribe”.

O secretário falou também da obra estadual do Cinturão das Águas – CAC e sua efetividade em levar água ao Castanhão. “Levando a água do São Francisco para o km 53 do CAC, conseguimos levar água para o Rio Salgado e para o Castanhão, que é o nosso objetivo.” Atualmente, as obras se encontram prontas para receberem as águas e realizarem o caminho até o maior reservatório do Estado. Apenas os lotes 03 e 04 continuam em obras.

Outro assunto abordado durante a apresentação foi o Projeto Malha D’água, que tem papel importante na capilaridade das águas do São Francisco. Segundo o secretário Teixeira, com o Malha D’água o número de beneficiados com o Pisf cresce. “Inicialmente tínhamos uma perspectiva de atender 56 municípios, com este novo projeto podemos atender até 86, o que beneficia um milhão de pessoas a mais”.

Ainda no Fórum, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esclareceu sobre o Encontro Nacional de Comitês de Bacia, ENCOB. Além de outros pontos que foram propostos em pauta, como o papel dos Comitês no pacto pelo saneamento estadual e a função dos pequenos açudes no aproveitamento agrícola.