Secretário dos Recursos Hídricos ministra palestra sobre transposição do São Francisco em Natal

29 de junho de 2018 - 14:33

Evento, que reúne secretários de Recursos Hídricos do todo o Nordeste, tem dentre os seus objetivos, a troca de experiências entre os estados sobre as políticas executadas na área

O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, ministra palestra na manhã desta terça-feira (29/09) sobre “A Importância da Transposição do Rio São Francisco para os Estados da Região Nordeste”. Será no auditório do Parque das Dunas (Nata/RN), na abertura do Fórum de Secretários de Recursos Hídricos do Nordeste. O evento tem como tema “Gestão, Infraestrutura e Financiamentos”. Dentre os objetivos do evento está a troca de experiências entre os estados sobre as políticas executadas na área de recursos hídricos e a discussão de estratégias para pleitear repasses dos recursos necessários para a realização de obras estruturantes, que possam assegurar melhorias e apoio às necessidades de comunidades que sofrem com os efeitos da estiagem.

Na programação, O Diretor de da Agência Nacional e Águas (ANA), Paulo Varela, apresentará um Panorama da Crise Hídrica no Nordeste. “O Projeto de Integração e Revitalização do Rio São Francisco (PISF)” também será o tema abordado pelo Secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia.

“Estamos querendo resgatar a realização desses fóruns, que já aconteceram em outras edições. Ele funciona como espaço para articulação de ações conjuntas para atrairmos mais recursos federais a serem investidos na área de recursos hídricos, no Nordeste” frisou o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França. “Diante desse quadro a conclusão do PISF se coloca como uma importante alternativa para amenizar os efeitos do fenômeno, na nossa região. As discussões sobre esse projeto se colocam como um motivo a mais para a articulação conjunta, entre os secretários, para pleitear, junto ao Ministério da Integração, a antecipação dessa obra”, disse.

Além dos Secretários de Estado, também participarão do evento os gestores dos órgãos estaduais que executam a gestão de recursos hídricos, nos estados nordestinos. No final do evento, será redigido um documento onde os secretários apresentarão pleitos, ao Governo Federal, por mais recursos que possibilitem o fortalecimento do Sistema de Recursos Hídricos, da região.