Secretário ministra palestra em evento sobre segurança de barragens

29 de junho de 2018 - 16:21

A Matriz de Recursos Hídricos do Semiárido. Com este tema, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ministra palestra nesta sexta-feira, durante o V Simpósio de Barragens e Riscos Associados. O evento, que acontece no Hotel Mareiro, em Fortaleza, é uma promoção do Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB. A intenção é discutir o tema em suas diversas variáveis e analisar como as unidades da federação atuam em relação a essas estruturas. O assunto ganha notoriedade após o acidente registrado em Fundão, Mariana, em Minas Gerais.

No Ceará, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é a segurança das barragens estaduais desde o ano 2.000. “O trabalho de inspeção é realizado sistematicamente pela Cogerh. Esse acompanhamento gera o Relatório Anual de Segurança de Barragens (RASB), que está disponível na página eletrônica da Cogerh”, explica o secretário Teixeira.

O tema Segurança de Barragens ganhou novo patamar no Brasil após a Lei Nacional de Segurança de Barragens, de 2010. “Para que essa lei virasse realidade, foi fundamental o empenho do cearense Rogério Menescal, técnico da Agência Nacional de Águas oriundo da Cogerh”, destaca o secretário.