Secretário ressalta a contribuição do Progerirh ao Ceará

30 de março de 2012 - 14:10

Dirigentes e técnicos dos diversos órgãos estaduais e federais e do Banco Mundial ligados as questões dos recursos hídricos no semiárido nordestino, encontram-se reunidos, desde a manhã de ontem, dia 28, no Seminário de Avaliação das Ações Desenvolvidas pelo PROGERIRH-Projeto de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, criado pelo Governo do Estado, através da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, para ampliar a capacidade do Ceará em lidar com os problemas de escassez da água no território cearense. O encontro que ocupa o auditório do Espaço das Águas, sede da COGERH e SOHIDRA, é uma iniciativa da SRH em atendimento a solicitação do Banco Mundial e deverá se estender por todo dia de hoje, dia 30.

Foi aberto pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, em presença de autoridades, técnicos e especialistas em recursos hídricos. Na ocasião, o titular da SRH ressaltou a contribuição do Projeto que “nos trouxe experiências na gestão técnica e administrativa no trato com os recursos hídricos, com grandes benefícios para os usuários de água e desenvolvimento sustentável do Ceará”. Os resultados alcançados – destacou – deve-se, também, a colaboração do Banco Mundial, que assegurou o apoio técnico e financeiro decorrentes de sucessivos contratos de empréstimos entre 1997 e 2011, período de existência do Projeto..

O representante do Banco Mundial, Erwin de Nys, gerente daquele instituição financeira para o PROGERIH II, também falando na oportunidade fez questão de destacar a importância da avaliação do Seminário, considerando os resultados alcançados pelo Projeto de repercussão nacional e exemplificado para outros países como êxitos de desempenho técnico com os recursos hídricos em favor do semiárido nordestino.

A primeira das oito palestras que serão proferidas durante os dois dias do encontro, ficou a cargo do ex-tiular da SRH, engenheiro Hypérides Pereira de Macedo, que discorreu sobre as políticas dos recursos hídricos do País e, em particular, do Ceará, e os início e fim do PROGERIRH, destacando a contribuição do referido Projeto para o planejamento e seus resultados no encaminhamento das soluções para as questão do abastecimento de água aos cearenses, bem assim, o apoio ao desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

Mais três palestras foram ouvidas durante o dia passado, inclusive com o funcionamento das mesas de debatedores. Os trabalhos seguem por todo o dia de hoje, com mais quatro palestras.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 29/03/2012