Secretário Robério Monteiro participa de vistoria do MIDR em Jati e Salgueiro

29 de maio de 2023 - 09:21

O governador Elmano de Freitas vistoriou, no último sábado (27), a barragem de Jati (CE), estrutura integrante do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A visita também contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do secretário dos Recursos Hídricos Robério Monteiro.

Elmano de Freitas ressaltou a importância da chegada de recursos federais para a Região do Cariri visando garantir segurança hídrica para os cearenses. “Através da chegada do ministro recebemos ótimas notícias. O presidente Lula garantiu o envio de recursos importantíssimos para a barragem de Jati, equipamento vital para o Cinturão das Águas. Tenho certeza que isso é muito importante para a cidade, para a população e para toda a região”, pontuou.

A barragem é o ponto de partida do Cinturão das Águas (CAC), concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo PISF. No trecho 1, que vai de Jati até Cariús, são aproximadamente 146 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada do Projeto de Integração do São Francisco até o Açude Castanhão e futuramente a Região do Cariri.

Waldez Góes salientou que sua visita ao Ceará foi determinação pessoal do presidente Lula, tratando o caso de Jati como prioridade. “Recebi determinação pessoal do presidente Lula para que as questões relacionadas à segurança hídrica no Nordeste fossem tratadas como prioridade. Também foi solicitação do presidente que possamos estabelecer a barragem de Jati para seu funcionamento pleno o quanto antes”, analisou.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Evandro Leitão, Guilherme Landim e Jeová Mota; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; o secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, a prefeita de Jati, Monica Mariano; o prefeito de Barbalha, Guilherme; o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, além de outras autoridades.

Segurança Hídrica

Para a Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica no Ceará, o CAC representa um relevante aumento da garantia hídrica para o estado. Ao estabelecer uma maior aproximação da água do PISF a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC também aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população caririense.

“Posso afirmar que tudo o que for necessário será feito pela segurança hídrica do Ceará. O recurso já está garantido”, finalizou o ministro.

Vistoria fase final das obras de recuperação da EBI-3, em Pernambuco

Após a visita a barragem de Jati, a comitiva participou de uma inspeção às obras de recuperação da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, localizada na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. A partir dessa estação, as águas do Velho Chico seguem, por meio de canais e reservatórios, até os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Desde janeiro deste ano, a EBI-3 está parada para manutenção, em função de vibração excessiva de suas motobombas. A medida foi tomada para preservar o bem público e a segurança dos trabalhadores. O trabalho de recuperação, que também inclui obras na estrutura física da estação, está em fase final e a previsão é que o bombeamento de água seja retomado até o fim do primeiro semestre.

“O Eixo Norte da Transposição teve uma paralisação de um conjunto de bombas em outubro do ano passado e um outro, por questão de segurança, precisou ser interrompido em janeiro deste ano. Estamos fazendo todo o possível para retomar o funcionamento de um conjunto ainda no primeiro semestre e do outro no segundo semestre”, destacou o ministro Waldez Góes. “A consultoria contratada já entregou o projeto, que está sob a responsabilidade dos nossos técnicos para que as motobombas voltem a funcionar o quanto antes”, enfatizou.

Segundo o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, a suspensão temporária do bombeamento na EBI-03 não causou desabastecimento nas cidades atendidas pelo Eixo Norte. “Os reservatórios têm água suficiente para abastecer a população. E já estamos no fim dos trabalhos para que seja retomado o quanto antes o funcionamento da estação, que é tão importante para a transposição”, afirmou.

Outra frente de atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em relação à transposição são ações voltadas à revitalização e manutenção periódica da bacia hidrográfica do São Francisco e afluentes.

“Essa é uma ação essencial para garantirmos segurança hídrica para a Região Nordeste. De nada adianta fazermos tanto investimento e não ocorrer a preservação dos mananciais, que são as nascentes. Tomando cuidado com isso, a água servirá, agora e no futuro, tanto para consumo humano quanto para o desenvolvimento produtivo da região”, destacou o ministro Waldez Góes.

As ações de preservação no São Francisco integram o Programa Nacional de Revitalização de Bacias, que tem como objetivo formular diretrizes e estratégias, bem como viabilizar um conjunto de ações integradas de preservação, conservação e recuperação das bacias hidrográficas para promover o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os mais diversos usos.