Seminário apresenta Proposta de Criação da Unidade de Conservação de Açudes da RMF

26 de julho de 2021 - 09:44

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoveu um seminário de apresentação da proposta de criação da Unidade de Conservação Estadual dos Açudes Pacoti, Riachão e Gavião.

Os detalhes do estudo que embasam a criação da área de conservação foi apresentado a setores do poder público municipal e estadual, membros dos comitês de Bacias e sociedade em geral durante evento virtual transmitido ao vivo pelo canal oficial da Sema no YouTube.

Veja aqui o Seminário de Divulgação

A proposta trouxe aspectos relacionados à fauna e flora locais e detalhou o projeto que contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Riachão e Gavião. O espaço abrange uma área de 173 km². Durante a apresentação do plano, foi apresentada ainda as etapas do processo de criação e frisada a importância do projeto para a manutenção das espécies e dos modos tradicionais de vida das populações da área. O estudo foi coordenado pela consultora Kátia Kuri, contratada pela Cogerh para executar a pesquisa.

Presentes no evento, o diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, e o Vice-Presidente do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza, Alexandre Belém, ressaltaram o caráter inovador da proposta de criação de uma unidade de conservação em torno dos principais açudes da região metropolitana. “Estamos tratando aqui, de três reservatórios – açudes integrados – que fazem parte de uma ampla infraestrutura hídrica, construído ao longo de 27 anos de gestão das águas, aqui no Ceará”, frisou Elano.

A Secretária de Planejamento e Gestão Interna, Maria Dias, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), ressaltou que a UC vai trazer maior proteção para os nossos mananciais e “será a realização de um sonho”. Ela lembrou que no passado participou de um estudo nesse trecho quando ainda não havia preocupações com a questão ambiental. “Discutíamos muito, como proteger as margens para a garantia de água mais pura para a população”, disse.

Sobre o Projeto

O projeto da UC contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Riachão e Gavião e abrange uma área de 173 km². A Unidade percorrerá os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus. Será uma UC estadual exatamente por abranger mais de um município.

Os estudos de implementação do projeto serão divididos em cinco etapas, distribuídos em fases, tais como: Plano de Mobilização Social, Levantamentos do Meio Físico, Biótico, Socioeconômico e Fundiário, Levantamento dos Impactos Ambientais e Consultas Públicas.

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema)