Seminário da UFCA discute sustentabilidade e saneamento com participação da SRH

17 de setembro de 2020 - 10:45

O secretário Francisco Teixeira participou do painél: A transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas: Quais todos os impactos?

A Universidade Federal do Cariri – UFCA promove até o dia 18/09 o evento “UFCA Sustentável. Sustentabilidade e saneamento”, que tem como objetivo promover um debate sobre Sustentabilidade e Saneamento Rural, com ênfase no acesso a água potável em comunidades rurais, integrando temas importantes para o cenário atual e o futuro do nosso país. O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, participou de painél na última quarta-feira (16).

O evento, formado por profissionais que trabalham com saneamento e recursos hídricos na região do Cariri e em todo o Ceará, propôs inserir os assuntos em alta como tema pertinente na formação e na atuação dos futuros profissionais da universidade.

A UFCA Sustentável – Sustentabilidade e Saneamento é um evento realizado pelo Projeto “Abastecimento de Água- Tecnologias descentralizadas na zona rural da região do Cariri Cearense” e pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS) da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

“A transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas: Quais todos os impactos?”

O tema foi debatido pelo secretário Teixeira e pelo Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, Liro Nobre. Os debatedores explanaram seus conhecimentos na área, com foco para as obras e nos impactos para a segurança hídrica cearense. As águas do Velho Chico e a obra estadual do Cinturão das Águas foram temas bastante debatidos.

A transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas são obras que prometem trazer transformações profundas na realidade do semiárido cearense. Além disso, toda infraestrutura construída necessita de planejamento adequado para mitigação de impacto.