Seminário debate programa de combate à desertificação

16 de junho de 2009 - 13:37

A construção do Programa de Ação Estadual do Ceará para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca-PAE-CE começará a ser discutida quinta-feira, dia 18, no auditório das Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa quando será iniciado o seminário promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, Assembléia Legislativa, Ministério do Meio Ambiente-MMA, Agência de Cooperação Alemã-GTZ, Grupo Permanente de Combate à Desertificação, CREA-CE-Movimento de Cidadania pelas Águas e a sociedade civil organizada.

A mesa diretora de abertura dos trabalhos, marcada para 8h30min de depois de amanhã, será composta pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, deputado estadual Lula Moraes que é o focal da Assembléia Legislativa no programa de combate à desertificação, Liduína Carvalho focal do Governo do Estado no mesmo programa e outros convidados. Os trabalhos que se estenderão por todo aquele dia constarão de palestras, exposição sobre o PAE-CE, formação de Grupos Temáticos e de outras ações.

O público alvo do encontro são os gestores públicos, tomadores de decisão nos âmbitos federal, estadual e municipal e a sociedade. Os principais objetivos do seminário estão voltados para discussão sobre a problemática da desertificação e suas conseqüencias, sensibilizar os gestores e tomadores de decisão sobre a necessidade de construir estratégias para o combate à desertificação; e identificar as responsabilidades de cada instituição, diante da definição dos subprogramas, com respectivas linhas de ação.

Às 9 horas haverá palestra sobre “Mudanças Climáticas e novos Cenários na Agricultura Brasileira” a cargo da diretora Ana Maria H. De Ávila, do CEPAGRI/Unicamp-Universidade de São Paulo; 9h30min – exposição inicial sobre o Programa PAE-CE e análise situacional a cargo da equipe de consultores da GOPA/GTZ; 10h30min – Rodada de Apresentação das instituições presentes; 11h30min – Levantamento das proposições de ações para os subprogramas;12 horas – Formação dos Grupos Temáticos. Já às 13h30min haverá reunião dos Grupos de Trabalho; 15h30min – Plenária Final e encerramento.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 16/06/2009