Sistema de Recursos Hídricos renova Termo de Cooperação Técnico-Científica com a UFC

30 de abril de 2024 - 13:10

A Secretaria dos Recursos Hídricos, através das suas vinculadas Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) assinou, nesta terça-feira (30), um Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade Federal do Ceará (UFC) estabelecendo instrumento formal de relação bilateral entre as instituições na área dos recursos hídricos. A Cagece também participou da assinatura.

Segundo o reitor Custódio Almeida, a parceria de gestores públicos com a universidade é antiga. “Os grandes gestores de hoje são os academicos do passado. Essa parceria reforça a importância da universidade para aprimorar o trabalho de gestão pública. No Ceará estão presente os grandes pensadores de recursos hídricos e a UFC vai continuar sendo ferramenta de trabalho para que as conquistas sejam ainda maiores”.

Para o professor e cientista-chefe, Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC, o Sistema de Recursos Hídricos do Ceará é uma “jóia”. “O Ceará, como todos sabem, é referência nacional na parte hídrica. A união dos órgãos públicos com a universidade é sinonimo de desenvolvimento e essa nossa parceria vem trazendo grandes frutos para o Estado”, comemorou

O documento assinado tem por objeto continuar promovendo a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições “com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico. Também visa promover ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de recursos hídricos, realizando esforços no sentido do planejamento e implantação de um Centro de Águas.

Ainda segundo o termo de colaboração, entidades se comprometem a alocar, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais “desde que envolvidos em projetos conjuntos, mediante prévio entendimento e respeitados seus regulamentos”.

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, o momento é histórico. “O Termo de Cooperação Técnico-Científica formaliza uma parceria que vem sendo de sucesso, o que gera frutos a gente busca sempre continuar. E é isso que vamos fazer, renovar esse termo para que a Universidade e os órgãos estaduais ligados ao Sistema de Recursos Hídricos possam continuam desenvolvendo um trabalho que garante a gestão e a eficiência do trabalho, levando cada vez mais segurança hídrica para a nossa população”.

O Termo de Cooperação Técnico-Científica terá vigência de 60 (sessenta) meses.

Além do reitor da Universidade federal do Ceará, Custódio Almeida, e do secretário da SRH, Robério Monteiro, estiveram presentes na assinatura o presidente da Cogerh, Yuri Castro, presidente da Funceme, Eduardo Sávio, superintendente adjunta da Sohidra, Luciana Brandão, superintendente da Agência Nacional das Águas (ANA), Bruno Rebouças, presidente da Cagece, Neuri Freitas, presidente do Centec, Acrísio Sena, secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ex ministro da Integração, Francisco Teixeira e o diretor de planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias, além de professores da UFC e técnicos estaduais.