Sistema SRH comemorou o Dia Mundial da Água

23 de março de 2012 - 13:05

Em solenidade presidida pelo Secretário Cesar Augusto Pinheiro, o Sistema SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos dos Recursos Hídricos e SOHIDRA-Superintendência de Obras Hidráulicas foi comemorada, durante a manhã de ontem, dia 22, o transcurso do Dia Mundial da Água no Ceará. A solenidade ocupou o auditório do Espaço das Águas e após os pronunciamentos dos integrantes da mesa diretora, o professor Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará, proferiu palestra quando teve ensejo de abordar a temática “O Desafio da Gestão de Rios Urbanos”. Funcionaram como moderadores a professora Vanda Teresa Costa Malveira, da Universidade de Fortaleza-UNIFOR e o arquiteto Marcelo Colares de Oliveira, da Secretaria das Cidades.

Ao pronunciar-se no encerramento da cerimônia, o Secretário Cesar Pinheiro congratulou-se com a iniciativa da comemoração e enalteceu os esforços do Governo do Estado na concretização de novas obras hídricas e a colaboração de todos quantos fazem o Sistema SRH no trabalho da produção e preservação da água e sua importância para a humanidade, em particular para os habitantes do Ceará, Estado com 93% de seu território situado no Polígono das Secas do semiárido nordestino.

Sobre o Dia Mundial da Água, inicialmente falou a Coordenadora da Gestão dos Recursos Hídricos, Nice Maria da Cunha Cavalcante, em seguida o Secretário Adjunto, Daniel Sanford Moreira, Secretária Executiva, Rita de Cassia Rodrigues Pereira, presidente da COGERH, Francisco Rennys Aguiar Frota, superintendente da SOHIDRA, Leão Humberto Montezuma Santiago Filho, presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Metropolitanas Michele Mourão Matos e o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Alcides Durante. Todos eles ocuparam lugar na mesa dos trabalhos.

Logo após, foi prestada homenagem a cada um dos escolhidos pelos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas, em que se acha dividido o Estado do Ceará, sendo-lhes entregue uma placa como distinção pela colaboração espontânea de cada um na defesa e importância da água em seus municípios.

O encerramento se deu com o lançamento do livro “Água pra que te quero”, de autoria da professora Níveo Uchoa.

Assessoria de Imprensa da SRH.

Fort. 23/03/2012