Sohidra perfura 58 poços profundos no mês de julho

4 de junho de 2014 - 19:47

A perfuração de poços no estado do Ceará tem recebido grande atenção por parte do Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos. Prova disso é o número de poços profundos perfurados pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) entre os meses de janeiro e julho deste ano. Com uma frota de 11 veículos capazes de realizar perfurações em solos de sedimento e cristalino, quatro delas recém-adquiridas, já chega a 280 o número de poços artesianos perfurados no Ceará.

Somente entre os meses de junho e julho, o número de poços profundos perfurados no Ceará saltou de 11 para 58, reflexo da nova abordagem da política estadual de águas subterrâneas.

Entre os municípios beneficiados com a perfuração de poços estão Ipaporanga, Ipueiras, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Cascavel, Guaraciaba do Norte, Canindé, Brejo Santo, Independência, Crateús, Nova Russas, Poranga, Santa Quitéria, Tamboril, Pentecoste, Crato, Ipú, Caucaia, Ererê, Campos Sales, Quixeramobim, Pacajús e Massapê.

Novo sistema de perfuração de poços

Com o objetivo de tornar mais eficiente o processo de perfuração de poços no estado do Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos começa a adotar, já no início de agosto, uma nova metodologia para o atendimento das demandas dos municípios.

Antes de demandar novas perfurações, as prefeituras deverão apresentar estudos geofísicos das regiões que comprovem a viabilidade técnica da perfuração.?A medida pretende reduzir a quantidade de perfurações ociosas e superpostas no enfrentamento da seca.

Com a adoção da nova metodologia, a demanda deve ser gerada para a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), acompanhada do devido estudo geofísico, em seguida, após análise da Coordenadoria de Oferta Hídrica e Abastecimento Humano da SRH, o pedido para a execução será repassado à Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que deverá apresentar o cronograma para a execução da solicitação.

Maiores informações:

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Coordenadoria de Oferta Hídrica e Abastecimento Humano

Tel: (85) 3101.4028

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Assessoria de Comunicação

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022

leonardo.meireles@srh.ce.gov.br