SRH define operação para o abastecimento de Irauçuba

16 de junho de 2014 - 17:37

Com o compromisso de garantir segurança hídrica para a população cearense, o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Rennys Frota, esteve reunido na manhã desta quarta-feira(16), com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Antônio Treze de Melo Lima, o comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, Cel. João Carlos de Araújo Gurgel, e o prefeito de Irauçuba, Zé Mota. O objetivo do encontro foi a definição de estratégias para o abastecimento hídrico emergencial do município de Irauçuba, distante cerca de 138km da capital Fortaleza.

Abastecido pelo açude Jerimum, reservatório da Bacia Hidrográfica do Curu que está atualmente com menos de 1% da sua capacidade total, o município de Irauçuba receberá, já nos próximos dias, uma série de ações para regularizar o abastecimento hídrico para cerca de 23 mil cearenses.

Entre as ações adotadas para mitigar os efeitos da estiagem no município de Irauçuba estão a construção de uma adutora emergencial de montagem rápida de 51km a partir do açude Missi, com prazo para conclusão de 120 dias, a instalação imediata de 23 cisternas de polietileno que deverão funcionar como sistemas simplificados de abastecimento, a contratação emergencial de 22 carros-pipa com capacidade de 5 mil litros, a ampliação do programa de carros-pipa da Defesa Civil Estadual e a realização de manobras técnicas na rede de abastecimento de água tratada para garantir o abastecimento em todos os bairros do município.

A operação para garantir o abastecimento hídrico para a população de Irauçuba será coordenada pela Secretaria dos Recursos Hídricos e executada pela Cogerh, Cagece, Defesa Civil Estadual e Prefeitura de Irauçuba.

Todas as ações deverão ser iniciadas até a próxima sexta-feira(18).

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022