SRH discute abastecimento de perímetros irrigados

23 de junho de 2014 - 18:09

Na manhã desta quarta-feira(23), o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Rennys Frota, esteve reunido com o diretor da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Leão Montezuma, o Deputado Estadual Professor Pinheiro, o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, Laucimar Gomes, o Chefe de Gabinete da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Berthyer Peixoto, e com representantes dos perímetros irrigados Tabuleiro de Russas e Morada Nova. O objetivo do encontro foi o abastecimento hídrico dos projetos de irrigação durante o segundo semestre de 2014.

Na ocasião, Rennys Frota falou acerca da atual situação hídrica dos reservatórios que abastecem os projetos de irrigação e apresentou detalhes da operação de transferência hídrica da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe que reforça o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), operação que deve ser tratada na definição de estratégias para a operação de abastecimento hídrico dos perímetros irrigados.

Após a fala do secretário, João Teixeira, um dos principais produtores do PI, destacou a preocupação com o agravamento da estiagem para o setor e solicitou à SRH a adoção de medidas emergenciais e definitivas para evitar possíveis prejuízos na produção, que em 2013 foi de 81,1 mil toneladas, quantidade que gerou um valor bruto de produção de R$92 milhões.

Entre as medidas solicitadas esteve a necessidade da duplicação dos sifões do Trecho I do Eixão das Águas, infraestrutura hídrica do estado que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento para mais de 3,5 milhões de cearenses e para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde está instalada cerca de 90% da indústria do Ceará.

Após ouvir o pedido realizado pelo setor produtivo, o deputado Professor Pinheiro, que é da região onde estão localizados os perímetros irrigados, ressaltou a importância do investimento em novas tecnologias de irrigação para a redução do consumo de água e a necessidade da proposição de uma campanha educativa em todo o estado do Ceará para que seja incentivado o uso racional da água.

Ao final do encontro, o secretário dos Recursos Hídricos informou que tratará com o governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Franciso Teixeira, todas as demandas do setor e se colocou à disposição para tratar todas as questões relacionadas ao abastecimento hídrico dos perímetros irrigados instalados no Ceará.

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022