SRH divulga 6ª Versão do Mapa Geral do Projeto Malha d’Água
13 de agosto de 2024 - 11:32
A Secretaria dos Recursos Hídricos divulga nesta terça-feira, 13, a atualização da 6ª Versão do Mapa Geral do Projeto Malha d’Água. A revisão e conclusão do projeto foi realizada com apoio técnico da FUNCEME e visa melhorias no projeto, levando em consideração aspectos atualizados do estado do Ceará, como o levantamento demográfico.
Dentre os aspectos considerados, ressaltou-se a otimização e a readequação dos traçados, levando em consideração aspectos topográficos, demográficos e o sistema viário, além da seleção e substituição de mananciais de acordo com os estudos recentes elaborados pela COGERH, em parceria com o Programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos (FUNCAP), UFC, SRH e FUNCEME, que atualizaram as séries de vazões afluentes e regularizadas desses reservatórios.
Com a atualização pelo novo Censo do IBGE 2022, a abrangência do Projeto Malha d´Água atenderá uma população estimada de 6 milhões de habitantes, representando 63% do contingente populacional do Ceará, com um plano que consistirá em:
33 Sistemas Adutores;
178 municípios;
177 sedes municipais;
697 sedes distritais;
Desde seu planejamento inicial em 2017, o Projeto vem sendo constantemente discutido tecnicamente no âmbito do Grupo de Contingências entre SRH, COGERH, FUNCEME, SOHIDRA e CAGECE, visando, assim, incorporar melhorias substanciais ao projeto.
O novo mapa geral de abrangência do Projeto Malha D’água pode ser baixado em diferentes versões por meio deste link.
Projeto Malha d’Água
O Projeto Malha D’água visa adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.
A primeira fase do projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com 688 km de extensão, para fornecer água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais, beneficiando 280 mil pessoas.