SRH e Cagece apresentam PMI de placas solares em reunião de Energias Renováveis

28 de março de 2019 - 15:23

O secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira participou, na manhã desta quinta-feira (28), de reunião da Câmara Setorial Técnica de Energias Renováveis, que acontece mensalmente na FIEC. Participaram também representantes da Funceme, Cagece, Uece, UFC, OAB, Sebrae, Senai, Fiec, Simec, Uece, Unifor e Sinderenergia.

Um dos temas da pauta da reunião foi o Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – Placas Solares do Governo do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos. As apresentações foram realizadas pelo secretário Francisco Teixeira e pela Coordenadora de Eficiência Energética da Cagece, Michele Aguiar.

Visando o aproveitamento das áreas livres do Eixão das águas e a redução dos custos de energia pela Cogerh e Cagece, o Edital de PMI tornou-se público no dia 13 de setembro de 2018 pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos. Já foram concluídas as fases de levantamento de necessidades, elaboração da carta-conulta, seleção dos interessados, negociação dos serviços e habilitação dos interessados. A próxima fase do Edital é a elaboração de estudo.

A elaboração do estudo visa à viabilidade, projetos e estudos técnicos de aproveitamento de áreas do canal adutor Castanhão – RMF, em regime de concessão de uso de bem público, para instalação e operação de sistemas de geração de energia fotovoltaica, com até 45MWpico de potência, na modalidade de geração distribuída, a ser consumida pela Cogerh e Cagece.

Os estudos que serão realizados pelas interessadas terão os seguintes tópicos pré-definidos pelo Edital de PMI: diretrizes de projeto, mapeamento de áreas, avaliação de terras, levantamento de demandas, viabilidade financeira, avaliação ambiental, validade jurídica, modelagem jurídica e avaliação social.