SRH e Idace discutem titularização de agrovilas cearenses.

8 de novembro de 2023 - 13:52

Nesta quarta-feira (08), a SRH esteve reunida com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a fim de dar andamento à titularização de 19 agrovilas cearenses.

A ação, de iniciativa da SRH, visa beneficiar os moradores que foram desapropriados de regiões onde foram construídos açudes. A titulação ajudará os moradores a conseguirem desenvolver melhor suas regiões e a conseguirem financiamentos para investir em suas áreas de cultivos, por exemplo.

Dentre as agrovilas que serão contempladas, estão: Aracoiaba (Aracoiaba), Arneiroz (Arneiroz), Candeia (Baturité), Carmina (Catunda), Gameleira (Itapipoca), Itapebussu (Maranguape), Genipapeiro (Umari), Macacos (Ibaretama), Mamoeiro (Antonina do Norte), Missi (Miraima), Monsenhor Tabosa (Monsenhor Tabosa), Olho D’água (Várzea Alegre), Pesqueiro (Capistrano), Irabibú (Quixeramobim), Riacho da Serra (Alto Santo), Rosário (Lavras da Mangabeira), Trussu (Iguatu), Umari (Madalena) e Vila Graça (Crateús).

Ao todo, 635 familias e 178 lotes deverão ser contemplados com a titularização. Como encaminhamento do encontro, SRH e Idace deverão reunir-se na próxima terça-feira (12), para discutir a planta de projeto da agrovila de Aracoiaba, de forma a servir de proposta piloto para as demais agrovilas.

Da SRH, estiveram presentes o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, além dos técnicos do Núcleo de Desapropriação e Reassentamento da SRH: Moacir de Lima, Jacira Vieira e Guimarães. Do Idace, participaram o Diretor Técnico de Operações Paulo Henrique, Sara Spinosa e demais técnicos.