SRH emite ordem de serviço para perfuração de novos poços profundos

14 de junho de 2014 - 15:05

Dentro da nova política de perfuração de poços, adotada pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) desde a última segunda-feira(11), o secretário dos Recursos Hídricos, Rennys Frota, emitiu na manhã desta quinta-feira(14), um série de ordens de serviço que determinam a perfuração de 115 poços em 14 municípios do interior cearense.

O objetivo da medida é garantir segurança hídrica para a população dos municípios do interior do estado, tendo em vista que os principais reservatórios do Ceará apresentam volume inferior a 30% em razão da grave estiagem, considerada pelos especialistas como a pior dos últimos 40 anos.

Estão sendo beneficiados com a medida os municípios de Nova Russas, Uruoca, Tamboril, Novo Oriente, Canindé, Quiterianópolis, Boa Viagem, Crateús, Ererê, Parambú, Campos Sales, Coreaú, Beberibe e Quixeramobim.

A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) será o órgão responsável pela perfuração dos novos poços e o prazo de execução é de 20 dias, contados a partir da data da emissão da ordem de serviço.

O trabalho será acompanhado pela equipe da Coordenadoria de Oferta Hídrica e Abastecimento Humano da SRH.

Novo procedimento para solicitação de perfuração de poços profundos

Com o objetivo de reduzir a quantidade de perfurações ociosas e superpostas no enfrentamento da seca, o secretário dos Recursos Hídricos, no uso de suas atribuições, assinou uma portaria que modifica os procedimentos para solicitação de perfuração de poços profundos. O novo documento determina que todas as demandas concernentes ao “Programa Cearense de Perfuração de Poços – PCPF-CE” deverão ser protocolizadas junto à Secretaria dos Recursos Hídricos e que o pedido deverá ser solicitado, individualmente, por localidade a ser abastecida e por ponto locado para a perfuração de poço, de modo que cada formulário refira-se à apenas uma localidade e à um poço.

Além disso, com a adoção da nova metodologia de trabalho, o solicitante deverá apresentar cópia impressa do estudo geofísico previamente realizado, incluindo dados sobre a locação dos poços, bem como o formulário para solicitação de perfuração de poços, devidamente preenchido. Somente serão aceitos estudos geofísicos realizados conforme os métodos eletrorresistividade e/ou VLF (Very Low Frenquency).

A área necessária à perfuração do poço deverá ser doada ao Estado do Ceará por parte do solicitante, através de termo de doação.

O formulário para solicitação de perfuração de poços, bem como o termo de doação da área necessária para implantação dos poços está disponível no site da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.