SRH implanta sua Gestão de Documentos

4 de novembro de 2010 - 16:34

 

O Secretário Adjunto da SRH, Daniel Sanford Moreira, presidiu, ontem, dia 03, a solenidade de implantação da Gestão de Documentos da Secretaria dos Recursos Hídricos, em conformidade com dispositivos estaduais legais, inclusive resoluções do Conselho Nacional de Arquivos-Conarq. O ato, ralizado no auditório do edifício-sede da Seinfra/SRH (Cambeba), contou, ainda, com a presença do Secretário Executivo da SRH, Ramon Flávio Rodrigues, outras autorides e dirigentes e técnicos da Secretaria.

Os trabalhos, que constaram de discussões técnicas em reuniões com o apoio de consultoria contratada e participação de dirigentes e servidores da SRH receberam a coordenação da Orientadora Fátima Montezuma, da Celula Administrativa-CEADM da Coordenadoria Administrativo-Financeira-COAFI desta Secretaria. Possibilitam, desde o corrente ano, o controle e a rápida recuperação de informações, orientará as atividades de racionalização da produção e fluxos documentais, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da SRH, segundo disse Fátima Montezuma.

O Secretário Adjunto Daniel Sanford Moreira ressaltou, na ocasião, por mais de uma vez, o trabalho realizado pela CEADM, pondo em destaque as ações desenvolvidas por sua titular no decurso da atual gestão da SRH. “Os favoráveis resultados alcançados pela CEADM, graças as ações da Fátima Montezuma, são fáceis de serem vistos e reconhecidos por todos os que compõem a Secretaria. A Gestão de Documentos é apenas um dos fatos que podem ser comparados com administrações anteriores dado ao considerável desempenho administrativo atual, particulartmente na formação da memória documental da SRH, com largos benefícios vigentes e futuros para a Política estadual dos recursos hídricos”.

Após o ato, o Secretário Adjunto Daniel Sanford Moreira, acompanhado de técnicos e demais presentes, desceu ao subsolo do edifício-sede da Seinfra/SRH, onde se localizam os arquivos técnicos da Secretaria, e ali puderam constatar a realidade documental recuperada e organizada da memória documental da SRH.

Um Manual de Procedimentos sobre a Gestão Arquivística de Documentos da SRH está sendo elaborado, e em breve estará em circulação, com instruções de Procedimentos Arquivísticos, citando a Comissão Especial de Avaliação de Documentos-CEAD que elaborou a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da SRH, o Código de Classificação de Documentos de Arquivo-CCDA, a Conservação Preventiva, a Seleção de Documentos, o Empréstimo de Documentos e os Critérios de Acesso às informações documentais.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 04/11/2010