SRH indica professor da UFC para Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

8 de abril de 2021 - 14:54

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) indicou o professor da Universidade Federal do Ceará, José Gerardo Beserra de Oliveira, de 88 anos, para o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa 2021, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), através do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC).

O Prêmio destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. No ano de 2020, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (CCA/UF) foi a instituição agraciada, mas em função da pandemia da Covid 19, vai receber a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, juntamente com o agraciado de 2021.

Indicado pela SRH, o professor José Gerardo Beserra de Oliveira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1956), mestrado em Botânica – University of Arizona (1968) e doutorado em Manejo de Pastagens – University of Arizona (1979). Atualmente é participante do PROPAP da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Exploração Racional de Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Caatinga, Ceará, Zoneamento Ecológico, Estação Ecológica, etc.

Em seu currículo possui 45 artigos e 7 livros publicados, além de 12 participações em livros, 23 trabalhos acadêmicos publicados, 91 orientações e participações em bancas de graduação, mestrado e doutorado, textos em jornal, publicações em anais e  participação em congressos.