SRH lidera seminário sobre o São Francisco

18 de maio de 2009 - 11:16

O Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Cézar Cidrão Guedes, acaba de liderar representação cearense ao seminário de capacitação técnica promovido pelo CSBHAJ-Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, e visita ao local do início das obras de captação das águas pelo Eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. O evento realizado nos municípios de Salgueiro e Cabrobó, Pernambuco, objetivou levar conhecimentos sobre o Projeto para 40 representantes do CSBHAJ além de convidados do CSBHS-Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado.

No encontro de dois dias também foram destacadas as palestras do Diretor de Engenharia de Outorga e Especialista em Recursos Hídricos da ANA-Agência Nacional de Águas, Luciano Menezes, que discorreu sobre os processos de outorga ao longo da transposição, enquanto o Coordenador de Fiscalização de Obras do Ministério da Integração Nacional, Frederico Fernandes, realizou exposição detalhando os esforços do Governo Federal, através das ações ministeriais, na concretização do Projeto, cujas obras do trecho visitado se acham a cargo do 2º Batalhão de Engenharia do Exército.

Em seu pronunciamento de agradecimento aos promotores, colaboradores, autoridades e participantes do seminário, o Secretário Executivo Fernando Cézar Cidrão Guedes ressaltou o reconhecimento dos nordestinos, em particular dos cearenses, ao Governo Federal pela realização do Projeto São Francisco que significa “a realidade do tão almejado sonho nordestino de vir a ter atendida a sua segurança hídrica”.

O Projeto São Francisco, garantido pelo PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, contempla a construção dos Eixos Norte, com 426 km, e Leste, com 278 km. Juntos os dois eixos darão segurança hídrica a aproximadamente 12 milhões de nordestinos que vivem no Nordeste Setentrional, entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort.15/05/2009