SRH participa da atualização do ATLAS Brasil Abastecimento Urbano de Água

18 de março de 2019 - 11:44

A Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas irão contribuir para a atualização do ATLAS Brasil – Abastecimento Urbano de Água que será lançado em 2020. A Agência Nacional de Águas – ANA contratou, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, empresas que serão responsáveis pela busca de dados para atualização.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão da SRH, Ramon Rodrigues, recebeu na última quinta-feira (14), representantes das empresas Engecorps, TPF Engenharia e Profill para definir o papel da Secretária nos dados de atualização do ATLAS.

O novo ATLAS Brasil terá dados atualizados de investimentos para abastecimento urbano dos 5.570 municípios brasileiros, principalmente os dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o Atlas Brasil facilita o manuseio de dados e estimula análises. A partir dos resultados da atualização, serão indicadas as principais obras e ações de gestão para o atendimento das demandas até 2025.

A Secretaria dos Recursos Hídricos se comprometeu em ajudar na coleta de dados dos grandes mananciais de água bruta do abastecimento urbano no Estado do Ceará, com ajuda das vinculadas Cogerh, Sohidra e Funceme. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, também será uma das responsáveis pela atualização.

Segundo o secretário Ramon Rodrigues o sistema geográfico do Estado do Ceará é amplo e complexo e a pesquisa deve ser feita através de vários órgãos, incluindo estaduais e federais, incluindo Funasa e Dnocs. “No Ceará nós temos 6 municípios com sistema hídrico próprio, 27 atendidos pelo SAAE e os demais pela Cagece, então uma ampla pesquisa precisa ser feita para se obter dados de todos os municípios do Ceará”.

Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água

O ATLAS, coordenado pela Agência Nacional de Águas – ANA, consolida um amplo trabalho de diagnóstico e planejamento nas áreas de recursos hídricos e saneamento no Brasil, com foco na garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas em todo o País.