SRH participa de debate sobre piscicultura no Castanhão

13 de junho de 2019 - 09:58

Visando debater a real situação dos piscicultores do Castanhão, a Assembléia Legislativa do Ceará promoveu uma audiência pública, na última quarta-feira (12), onde reuniu gestores de várias áreas do Estado ligadas ao assunto. A audiência foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca.

O debate contou com a presença do coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), Carlos Campelo, que observou que o baixo aporte de água impactou as atividades produtivas, como piscicultura e agricultura e, nos últimos anos, o Estado vem atuando para manter o abastecimento humano e minimizar os impactos na cadeia produtiva. Conforme assinalou, a situação do Castanhão é crítica e deve ter sua capacidade diminuída ainda mais no segundo semestre. “Temos que pensar no futuro da piscicultura no Castanhão”, comentou.

A piscicultura é uma das atividades que mais evoluiu em Jaguaribara, localizado no Vale do Jaguaribe, chegando a tornar o município no maior produtor de tilápia do Brasil. Atualmente, com as poucas chuvas e o baixo aporte do Castanhão a atividade, que é uma das principais rendas econômicas, vem sofrendo prejuízos. O grupo que participou da audiência se comprometeu em encontrar soluções adequadas para solucionar o problema.

Participaram ainda do debate os deputados estaduais Nelinho Freitas, Antonio Granja e Leonardo Pinheiro, prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves dos Santos, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca de Jaguaribara Lívia Barreto, diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Felipe Belchior, além de Paulo Henrique Lustosa, da Secretaria das Cidades, Elianildo Lopes, vice-presidente da Associação de Produtores de Tilápia do Castanhão, Hugo Rodrigues, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh); Francini Guedes, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Jaguaribara; Bessa Júnior, da diretoria da Associação Cearense de Aquicultores; Fernando Pimentel, coordenador do Dnocs/Complexo Castanhão; Sílvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.