SRH participa do 2º Ciclo Progestão

29 de maio de 2019 - 09:11

O auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh sediou na última terça-feira (29) o 2º Ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas- Progestão. A reunião contou com a participação do secretário Francisco Teixeira, secretário executivo Dedé Teixeira, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna Ramon Rodrigues, além de representantes da Agência Nacional das Águas – ANA e técnicos do Sistema Hídrico do Ceará.

O objetivo do 2º Ciclo foi avaliar a 1ª etapa do Progestão no Estado do Ceará que encerrou em 2018, visando um maior fortalecimento da gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos por meio da melhoria da articulação entre a ANA e os órgãos gestores de recursos hídricos estaduais e ao aprimoramento do programa em todos os níveis.

A reunião inicialmente foi pautada nos resultados alcançados pelo Progestão no país e no estado, focando nos desafios e propostas enfrentados. A segunda etapa foi dedicada aos novos critérios, capacitações, metas de investimento e gestão patrimonial.

Durante a reunião, o secretário Francisco Teixeira apresentou o Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos do Ceará. “Os seis eixos estratégicos que compõem o Plano (planejamento dos recursos hídricos, água, tempo e clima, infraestrutura hídrica, gerenciamento de águas, governança das águas e políticas públicas) foram desenvolvidos por técnicos da SRH e suas vinculadas, assim como toda parte de texto, dados, cartografia e fotografia”, frisou o secretário.

Ainda segundo o secretário o conjunto de ações estratégicas que compõem o Plano ajuda na orientação do Governo do Estado no setor de Recursos Hídricos para os próximos anos.

PROGESTÃO

O Progestão é um programa de incentivo financeiro, com o princípio de pagamento por alcance de metas definidas entre a ANA e as entidades estaduais, com base em normativos legais. A adesão é voluntária e se dá por meio de decreto oficial específico.

Criado para fortalecer a gestão das águas em território nacional, de forma integrada, descentralizada e participativa, o Progestão também tem como objetivo promover o uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos.