Seminário discute 8º Fórum Mundial da Água um ano após o evento

29 de abril de 2019 - 09:48

Em março de 2018, Brasília sediou o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo sobre recursos hídricos. Cerca de um ano depois, a capital federal é sede de um encontro para refletir as lições do Fórum: o Seminário 8º FMA+1 – Reflexões e Aprendizado. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, no Auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB).

O Seminário 8º FMA+1 é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB (PTARH) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA). Os objetivos deste evento técnico e científico são fomentar o debate e promover a síntese das reflexões realizadas durante o 8º Fórum Mundial da Água, além de estimular a análise do contexto atual dos principais desafios do setor de recursos hídricos

O secretário-executivo de planejamento e gestão dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues palestrou na Sessão 8 do evento, que teve como tema “Infraestrutura hídrica para cidades sustentáveis”.

Com o encerramento do Seminário 8º FMA+1 foi lançada a Rede UnB de Cooperação para Água, fórum permanente de convergência de esforços de docência, pesquisa e extensão que tenham a água como objeto central. Na ocasião, professores e pesquisadores da Universidade de Brasília de diversas áreas do conhecimento e que tenham interface com a temática da água apresentaram a iniciativa.

O que é o Fórum Mundial da Água

Para ampliar ainda mais a discussão da água, reunindo conhecimento e experiências de nível internacional, foi criado o Fórum Mundial da Água, com sua primeira edição acontecendo em Marraquexe, Marrocos, no ano de 1997. A ideia do Fórum Mundial da Água nasceu em 1996, com a fundação responsável por sua criação, o Conselho Mundial da Água.

O Fórum mostra-se como uma plataforma democrática, aberta e participativa que busca: Promover o intercâmbio de experiências entre os países em boas práticas, políticas públicas e gestão integrada das águas tendo como base o lema do 8º Fórum “Compartilhando Água”, conscientizar a sociedade acerca da importância da água para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida no planeta e criar compromissos políticos, visando elevar o tema água na agenda de prioridades dos governos.