SRH participa do II Encontro de Gestores do Programa Água Doce

26 de setembro de 2019 - 09:01

A Secretaria dos Recursos Hídricos participou, nos dias 24 a 26 deste mês, do II Encontro de Gestores de acompanhamento da execução do Programa Água Doce (PAD), que aconteceu em Maceió, Alagoas. Representaram o estado do Ceará o coordenador do PAD, Ricardo Marques e a geóloga e técnica do Água Doce, Liduína Carvalho.

O Encontro abordou a execução do Programa Água Doce, por meio dos convênios entre o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e os dez estados participantes. Durante os dois dias de evento, os gestores estaduais discutiram o PAD com o foco na implantação, operação, manutenção e monitoramento dos sistemas, além das apresentações dos Planos Estaduais do Programa Água Doce para o período 2020-2029, o planejamento para a Fase II do PAD e a construção da Política Nacional de Dessalinização.

A proposta do Plano Estadual do Programa Água Doce do Ceará foi apresentada na tarde do primeiro dia de encontro pelo coordenador Ricardo Marques.

PAD no Ceará

Resultado de um investimento de cerca de R$50 milhões, 252 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas.

O Programa Água Doce desenvolve, desde 2004, política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Abrange os nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais.