SRH participará de debate sobre novo marco regulatório do saneamento básico

6 de agosto de 2020 - 09:33

Para discutir os impactos do novo marco regulatório do saneamento básico no Estado do Ceará, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), em parceria com a TV Ceará, realizará no próximo dia 12, às 19h, debate com gestores de órgãos estaduais diretamente envolvidos com o setor. O tema do debate, que será transmitido ao vivo na programação da TVC, é “Impactos do Novo Marco Regulatório do Saneamento para o Estado do Ceará”. Conforme o presidente da Agência Cearense, Hélio Winston Leitão, a aprovação da Lei nº 14.026/2020 trouxe “Imensos desafios de curtíssimo prazo para os atores do setor, notadamente titulares, reguladores e prestadores de serviços, além de ter colocado os Governos Estaduais como entidades chave na implementação da Lei”.

A abertura dos trabalhos ficará a cargo do presidente do Ente Regulador, que será sucedido por Alceu Galvão, analista de regulação da Arce e responsável por contextualizar a temática principal. Logo em seguida, o conselheiro e presidente da câmara temática de saneamento básico, Jardson Cruz, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, o secretário dos recursos hídricos, Francisco Teixeira, e o secretário executivo de saneamento das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, iniciarão os debates envolvendo o novo marco regulatório. A mediação será feita pela presidente da TVC, Ana Cristina Cavalcante.

Entenda o Marco Regulatório

Com a aprovação da Lei nº 14.026/2020, todo o setor de saneamento básico, a nível nacional, deverá superar uma série de etapas necessárias à universalização dos serviços, tais como a organização da prestação regionalizada, a adequação da regulação às normas da Agência Nacional de Águas e a readequação dos contratos de prestação dos serviços, além da preparação das companhias estaduais para o cumprimento das metas de universalização (já citada) e de eficiência, o que exigirá, de todos os atores, grande capacidade de gestão. De acordo com o presidente da Arce, o setor de saneamento básico, apesar de ainda embrionário, entrou em uma nova fase, agora muito mais desafiadora. “Será uma grande demanda de trabalho, mas a Arce, com base em seu corpo técnico qualificado e no histórico de experiências exitosas na regulação e fiscalização destes serviços, está mais do que preparada para auxiliar o Estado do Ceará a avançar nesse aspecto”, afirma Winston.

Perspectiva

Para o secretário executivo de saneamento das Cidades, Paulo Lustosa, o Marco do Saneamento, por um lado, trás oportunidades para que o Governo do Estado e a Cagece consigam efetivamente ampliar o atendimento à população. “Isso é muito bom, entretanto a falta de regra de transição e também a revogação do dispositivo que tratava a questão do saneamento rural é uma preocupação, a qual precisamos encontrar um caminho para remediar os problemas que podem decorrer desta mudança”, enfatiza.

Já para o secretário dos recursos hídricos, Francisco Teixeira, o debate sobre o referido Marco é de suma importância, assim como sua aplicação na região semiárida do nordeste brasileiro e, fundamentalmente, no Estado do Ceará, que tem uma população majoritariamente pobre. “Imagino que o grande desafio será compatibilizar o interesse da iniciativa privada, em maximizar seus lucros, com a baixa capacidade de pagamento que tem a população do nosso Estado, em dispor de um serviço essencial para melhorar sua qualidade de vida”, complementa.

Serviço: Debate sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico

Data: 12/08/2020