SRH realiza 1º Workshop para Acordo de Resultados 2019

23 de maio de 2019 - 11:06

O Acordo visa à entrega das metas pactuadas para o sistema hídrico em benefício da população

A Secretaria dos Recursos Hídricos, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, realizou, na última quarta-feira (22), o 1º Workshop para pactuação do Acordo de Resultados de 2019. O evento foi realizado no auditório da Cogerh e contou com a presença do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Dedé Teixeira, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, além de técnicos da Sohidra, Funceme, Cogerh, Seplag e SRH.

O secretário Dedé Teixeira ressaltou a importância do Acordo para os projetos do governador Camilo Santana. “Desde 2017 que secretarias específicas do Estado, como SRH e SDA, escolhem suas prioridades e realizam esse acordo junto ao governo. E isso tem surtido um efeito muito positivo, pois as pessoas trabalham com mais qualidade, e através disso surge à quantidade e o resultado.”

O Workshop do Acordo de Resultados teve como objetivo facilitar o processo de discussão entre a Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas, visando o nivelamento sobre os desafios para o sistema hídrico em 2019.

Para o secretário Ramon Rodrigues, o acordo de resultados é o início de um processo que tem como bem maior a população do Ceará. “Temos que definir metas e prioridades para o Sistema Hídrico do Ceará, assim como para várias áreas estratégicas do Estado.”

O acordo deve ser assinado pelo Governador do Estado, na figura de Acordante, pelo Secretário de Estado, como Acordado, e pelos Secretários do Planejamento e Gestão e da Fazenda, como Intervenientes na segunda semana de junho.

Metodologia

O Workshop foi conduzido por técnicos da Seplag, seguindo o modelo de Gestão por Resultados apresentado no início do evento: visão estratégica e escolha de prioridades, monitoramento e avaliação sistemática, gestão e desenvolvimento de pessoas, governança orientada para resultados.

Para fortalecer a discussão, os participantes foram divididos em grupos e debateram o Acordo realizado em 2018 e os novos desafios para este ano. Ao fim do evento, os grupos consolidaram o acordo do Sistema Hídrico para 2019.

Acordo de resultados

O Acordo de Resultados é a Pactuação de Compromissos das áreas específicas do Estado, cujo objetivo é de definir e contratualizar os principais compromissos setoriais (desafios, indicadores, metas, projetos e entregas), tendo em vista a consecução das estratégias.