SRH realiza acordo de desapropriação para construção de Estação de Tratamento

29 de setembro de 2021 - 14:20

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, assinou, na tarde desta terça-feira (28), um acordo de desapropriação de terra para construção da Estação de Tratamento de Água do Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central, do Programa Malha D’água.

A área desapropriada possui 20,7075ha de área total e é localizado no Sítio Boqueirão de Cima, no município de Jaguaretama. O valor total do processo foi de R$26.987,05.

Com a desapropriação da terra, a construção do equipamento depende dos tramites burocráticos e licitatórios do Programa Água Doce junto ao Banco Mundial para iniciar. Segundo o secretário Teixeira essa será uma das estações de tratamento mais importantes do Estado do Ceará, foi trabalhará com 700km de adutora, atendendo 9 sedes municipais e 38 sedes distritais.

Malha D’água

A proposta do Projeto é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. Na primeira fase do Projeto, será construído o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com 700 km de extensão, para fornecer água tratada para 9 sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento será de US$ 139,11 milhões (R$ 695,55 milhões) e beneficiará cera de 213.000 pessoas.

Com o Malha D’água a segurança hídrica do Ceará será ampliada, garantindo condições de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais. Para o secretário Teixeira o “Malha D’água será maior projeto de abastecimento humano do Ceará”.

Os municípios beneficiados com a primeira adutora do Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de outras 38 sedes distritais