SRH recebe homenagem no 27º Encontro dos Profetas das Chuva

16 de janeiro de 2023 - 09:50

Durante o evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, recebeu uma homenagem.

Considerado o maior encontro desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marcou o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destacou como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, passados de geração em geração. O Encontro promove, historicamente, um saber que vem da mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação, que nasce do convívio diário em meio à natureza. O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

Dada a importância dos profetas para a nossa cultura, tramita, na Câmara Federal, o projeto de Lei n° 2832/22, que propõe que todo segundo sábado de janeiro seja comemorado o Dia Nacional dos Profetas da Chuva. Além disso, a Indicação nº 1624/22 prevê o reconhecimento desse grupo como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

A 27ª edição do Encontro aconteceu nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Quixadá, onde foi inaugurado o “Jardim dos Profetas”, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram para o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, foram plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti em memória dos Profetas: Francisco Mariano, Antônio Lima, João Ferreira Lima, Francisco Leite, Francisco dos Santos (Francisco Leiteiro), Ribamar Lima, Antônio Paruará, Joaquim Moqueca, Francisca Nobre Cavalcante e Francisco Filismino.

Durante o evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, recebeu uma homenagem pelo serviço prestado, através do órgão, a gestão hídrica do Estado e ao evento dos Profetas da Chuva.

Profetas da Chuva

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre, desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central, cada segundo sábado do mês de janeiro. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde são realizadas reuniões de profetas desde 2004.

O 27º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com agradecimento à Enel e à Dakota, com apoio do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria da Cultura/Fundação Cultural, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, da Cagece e do Instituto Agropolos, e com apoio intitucional da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar