SRH recebe propostas para execução do Projeto Malha D’água

4 de outubro de 2021 - 13:37

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) participou na manhã desta segunda-feira (04), na Procuradoria Geral do Estado (PGE) de reunião da comissão central de concorrências para apresentação das propostas de contratação dos estudos, planos, projeto executivo e execução das obras do Sistema Adutor Banabuiú Sertão Central (SAB -SC), referente ao Projeto Malha D’água.

Na ocasião foram divulgadas as notas finais obtidas na fase de ofertas técnicas, com base no Relatório de Avaliação dos Requerimentos de Qualificação e das Ofertas Técnicas, emitido pelo corpo técnico da Secretaria dos Recursos Hídricos, com a não objeção do Banco Mundial.

As propostas financeiras serão avaliadas pela comissão técnica do Projeto, composta por representantes da SRH e Cagece, com base nas notas técnicas e nos preços.

Malha D’água

A proposta do Projeto é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. Na primeira fase do Projeto, será construído o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com 700 km de extensão, para fornecer água tratada para 9 sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento será de US$ 139,11 milhões (R$ 695,55 milhões) e beneficiará cera de 213.000 pessoas.

Com o Malha D’água a segurança hídrica do Ceará será ampliada, garantindo condições de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais. Para o secretário Teixeira o “Malha D’água será maior projeto de abastecimento humano do Ceará”.

Os municípios beneficiados com a primeira adutora do Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de outras 38 sedes distritais