SRH se reúne com gestores de Miraíma para sustentabilidade dos sistemas do PAD

14 de setembro de 2021 - 14:15

Visando promover a sustentabilidade dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, técnicas da Secretaria dos Recursos Hídricos visitaram na manhã desta terça-feira (14) os três sistemas do município de Miraíma, na microregião de Sobral.

Os sistemas são localizados nas comunidades de Pilões (beneficiando 42 famílias), Poço da Onça (beneficiando 93 famílias) e Bom Jesus (beneficiando 48 famílias). A ideia da visita é buscar, em parceria com a prefeitura municipal, uma repactuação dos acordos de gestão, com a criação de um acordo de sustentabilidade dos sistemas que levam água potável para 183 famílias do município.

A repactuação dos acordos de gestão estão acontecendo em vários municípios beneficiados. No último mês, o município Tauá, no Sertão dos Inhamuns, recebeu a visita técnica da SRH e já iniciou o processo de continuidade desse projeto, visto que o acesso à água potável ganhou mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus.

PAD

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano através da implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de água.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.

No Estado do Ceará foram implantados 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios.