Técnicos do Água Doce estadual se reúnem com coordenação nacional

25 de maio de 2020 - 14:42

A equipe estadual do Programa Água Doce (PAD) se reuniu, virtualmente, com a coordenação nacional do Programa para realizar o acompanhamento dos processos de prestação de conta e atual situação do beneficiários. Representando o Estado do Ceará, participaram da videoconferência as técnicas Liduína Carvalho, Rosana Frota, Jane Guedes e a coordenadora de Infraestrutura dos Recursos Hídricos, Mércia Sales. Representando a União, o Coordenador Nacional do PAD, Renato Saraiva, presidiu os trabalhos.

A reunião foi pautada através da execução de manutenção e monitoramento do PAD no Ceará, com foco no trabalho realizado durante a pandemia do Covid-19. Segundo a geóloga e supervisora de Águas Subterrâneas da SRH, Liduína Carvalho, a SRH já realizou uma pré prestação de contas, mas até julho será realizado o trabalho por completo. “Vamos prestar contas com o MDR de tudo que entregamos, de todo trabalho realizado, burocracias e papeladas, recurso financeiro e principalmente, o monitoramento que vem sendo realizado com o apoio do Sisar “.

A supervisora ainda destaca o que foi apresentado aos técnicos nacionais em relação a sensibilidade do PAD para o enfrentamento da pandemia. “Com a chegada do Programa Água Doce nessas comunidades a melhora foi sensível, saber que as comunidades melhoraram sua qualidade de vida nos deixa com sensação de alegria, principalmente aquelas mais distantes da sede dos municípios, que sofriam tanto com a falta do bem para o consumo. E em um momento de pandemia como o que estamos vivendo, saber que o PAD garante o abastecimento com água potável, além de ser higiene é qualidade mesmo de vida”.

O Instituto Sisar envia semanalmente para a SRH uma programação de visitas de manutenção nas comunidades cearenses para que seja feito, por telefone, um preparo dentro das normas da OMS, para receber o técnico que realiza a serviço. Vale ressaltar que a manutenção presencial vem acontecendo, mesmo em meio à pandemia, pois o PAD é responsável pela água potável das comunidades, que é um bem essencial e vem sendo um dos aliados do combate ao vírus.

Ainda durante a videoconferência foi iniciado um planejamento 2020-2025 / 2025-2029, com possíveis novos convênios.

Assistência online

A equipe do Programa Água Doce – PAD, da Secretaria dos Recursos Hídricos,continua dando suporte preventivo e corretivo as comunidades beneficiadas com os dessalinizadores durante a pandemia vivida. Através de um aplicativo de conversas, todas as 252 comunidades estão recebendo auxílio, suporte e assistência para qualquer dúvida ou problema encontrado no equipamento.

Em casos mais graves, onde não é possível resolver o problema apenas com suporte, um técnico do Instituto Sisar, responsável pela fase de manutenção do Programa, seguindo todas as normas de proteção e higiene solicitadas pela OMS, segue até a localidade para solução do devido problema.

Água Doce – PAD

Executado desde 2013, o Programa Água Doce já implantou 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. O PAD é uma ação do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis atendendo, prioritariamente, às populações de baixa renda, residentes em localidades rurais do semiárido.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.