UNCCD celebra hoje o Dia Mundial de Combate àDesertificação

17 de junho de 2013 - 14:00

A celebração, em todo o país, do Dia Mundial de Combate à Desertificação, que transcorre hoje, se dará principalmente no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, quando serão iniciados os trabalhos – e que se estenderão até o dia 22, sábado próximo – da Semana Nacional de Combate à Desertificação, Mitigação dos Efeitos da Seca e Convivência com a Semiaridez. A programação começa com a realização da III Reunião Extraordinária da CNCD-Comissão Nacional de Combate à Desertificação, órgão do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

A celebração de iniciativa da UNCCD-Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação constará de várias atividades, como, no dia 19, do Seminário sobre o Sistema de Alerta para a Seca e Desertificação; dia 20, Audiência Temática sobre o Semiárido Brasileiro: PL 2447 e as políticas públicas de convivência com a semiaridez e o enfrentamento à seca; reunião do Comitê Gestor do Fundo Clima, promovida pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental; e, dias 21 e 22, Conferência Temática sobre o Semiárido Brasileiro: políticas públicas de convivência com o semiárido brasileiro para o desenvolvimento sustentável e solidário no âmbito da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

No mês de maio último, foi realizada, em Irauçuba, um dos municípios mais afetados pelo processo de degradação do solo, uma Oficina quando foi posta em discussão e elaborado planejamento de ações que podem apoiar as medidas preconizadas para redução do passivo ambiental local e melhorar as condições de convivência com a seca. Participou desta reunião Irauçuba uma missão de cerca de 20 pessoas, entre autoridades e técnicos dos níveis federal, estadual e municipal e especialistas do IICA-Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Já no último dia 10, na sede do IICA, em Brasília, coordenadores nacionais do Subgrupo do Trabalho 6 do Mercosul, que se refere ao Meio Ambiente, se reuniram e discutiram as ações para o enfrentamento da desertificação no âmbito do projeto Econormas, fruto de uma parceria entre a União Européia e o Mercosul, sob execução do IICA. Na pauta da reunião foram colocadas as ações realizadas por cada país. Foram discutidos o planejamento das iniciativas locais – o Ceará, através do Ponto Focal Liduína Carvalho, componente do Programa Água Doce neste Estado, deu a sua contribuição aos estudos em debate -, os entendimentos necessários e os locais específicos onde serão desenvolvidas as ações. Também estiveram em exame as atividades desenvolvidas em cada país e os resultados obtidos.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 17/06/2013