Uso consciente da água é tema de galeria de arte urbana

22 de abril de 2019 - 10:39

A Mostra Águas do Nordeste, projeto que viabilizou a exposição de imagens de conscientização sobre o uso da água, nos muros da sede da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), terá sua segunda fase realizada no mês de maio. A primeira etapa do projeto, que ocorreu em março deste ano, se deu por meio da intervenção de 14 artistas urbanos da Central Única das Favelas (Cufa) e de outros coletivos, que, por meio de suas artes expressas em grafite, deixaram mensagens de reflexão sobre o uso consciente dos recursos hídricos no Nordeste.

A iniciativa de colorir o muro partiu da Cogerh em um processo conduzido pela diretoria administrativa e pela assessoria de comunicação do órgão. Segundo Denílson Fidelis, diretor administrativo da Companhia, o projeto nasceu pela necessidade de propagar a ideia do uso consciente da água. “Além da questão estética, pensamos em usar o grafite para transmitir essa mensagem por se tratar de uma expressão artística cuja característica é causar reflexões acerca das temáticas impressas em sua arte”, destaca.

Fidelis enfatiza, ainda, a importância de alertar a sociedade cearense sobre o uso e desperdício dos recursos hídricos: “O Ceará é muito sofrido por ser um Estado com escassez de água, com mais de 80% de seu território inserido no Semiárido. Enfrentamos o problema da seca e as chuvas não têm gerado um aporte em nossos açudes estratégicos. A gestão adequada da água não é responsabilidade apenas do Estado, mas é algo que envolve toda a sociedade”.

Durante a segunda etapa do projeto, a parte de trás dos muros da Cogerh será contemplada pelas imagens. A expectativa é que 15 artistas locais sejam convidados a fazer parte da iniciativa. “Neste segundo momento, esperamos consolidar a ideia da proposta inicial. Vamos continuar trabalhando com a mesma temática, abordando as questões do uso inteligente da água”, ressalta o curador do projeto, Wesley Rocha.

Artista cearense radicado em São Paulo, Wesley Rocha trouxe o conceito das galerias de arte para a Mostra Águas do Nordeste. A escolha pelo estilo “fine art”, que evidencia o requinte artístico das pinturas, foi cuidadosamente pensado por ele. Rocha destacou também a relevância dessa parceria entre e a Cogerh e os artistas urbanos: “É importante que o artista urbano, que muitas vezes está inserido nas periferias, tenha essa oportunidade. Essa iniciativa de valorizar e dar espaço para artistas locais abre o diálogo da periferia com o poder público e alinha as ideias”, reflete.

 

Fonte: Agencia Eco Nordeste.