Validadas oficinas para construção do PAE/CE

6 de outubro de 2009 - 14:43

Com a participação do Secretário Adjunto da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, Daniel Sanford Moreira, e outras autoridades, foi realizado, ontem, dia 05, o seminário que validou os resultados das oficinas regionais de construção das estratégias para o PAE/CE-Programa de Ação Estadual do Ceará de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Citadas oficinas foram realizadas nos últimos meses nos núcleos regionais de Tauá, Jaguaribe e Irauçuba,  para onde convergiram especialistas e entidades, além dos representantes dos municípios circunvizinhos considerados dentro do processo de degradação do solo.

Explicou a Ponto Focal Governamental, da SRH, e Coordenadora do GPCD-Grupo Permanente de Combate à Desertificação no Ceará, Liduína Carvalho Costa, que os principais objetivos dos atuais estudos e discussões tem em vista as previsões, no cenário mundial, de sérias mudanças climáticas, onde mostra a população do semi-árido do Nordeste brasileiro susceptível a ser uma das mais prejudicadas social e economicamente. Daí a necessidade da adoção de estratégias para a convivência com os efeitos climáticos decorrentes das diferenças climáticas.

Na agenda do encontro do dia passado, que ocupou o auditório do CEU-Condomínio Espiritual Uirapuru, foram debatidas as contribuições das principais políticas públicas, bem como, as iniciativas da sociedade civil, consideradas exitosas, diante dos eixos temáticos escolhidos. Segundo Luduína Carvalho, buscou-se a implementação do PAE/CE e sensibilizar a sociedade, nos seus mais diversos segmentos e as autoridades para os problemas da degradação do solo cearense.

Na agenda de ontem, em que estiveram presentes cerca de 80 pessoas, entre autoridades, parlamentares e especialistas, foram debatidas questões voltadas para gestões dos recursos naturais e da produção sustentável, gestão pactuada, cidadania ambiental e convivência com o semi-árido e mudanças climáticas. Presentes, ainda, o deputado estadual Lula Moraes, Ponto Focal do Legislativo no GPCD, e Eudoro Santana, Coordenador do Pacto das Águas da Assembléia Legislativa, presidente Dolores Andrade do Pacto dos Inhamuns e Norbert, da GTZ-GOBA (de cooperação alemã).

As oficinas regionais foram realizadas nos núcleos consolidados de desertificação de Irauçuba, com 12.305,00 quilômetros quadrados, área compreendida também pelos municípios circunvizinhos, sob os efeitos da degradação ambiental, de  Itapajé, Santa Quitéria, Miraíma, Canindé e parte de Sobral; núcleo de Inhamuns, de 8.303,00 quilômetros quadrados, juntamente com os municípios de Tauá, Independência e Arneiroz; e o núcleo Jaguaribe, com 8.422,00 quilômetros quadrados de área desertificada, juntamente com os municípios de Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Alto Santo, e Morada Nova.

Tiveram participação no seminário como expositores e debatedores José Roberto de Lima, Coordenador Técnico do Combate à Desertificação do MMA-Ministério do Meio Ambiente, Raquel Pontes, da Coordenação Técnica do PAE/CE que fez a apresentação do PAE/CE; e duas Mesas de Debates: uma presidida por Luduína Carvalho Costa, quando foi abordado o tema “Gestão dos Recursos Naturais, Convivência com o Semi-Árido e as Mudanças Climáticas”, tendo como palestrante João Bosco de Oliveira, do Prodham, abordando a Agroecologia e Alexandre Costa, tratando de Energias Renováveis, e outra sob a presidência  de Rodrigo Vaz, Ponto Focal da Sociedade Civil e integrante da ASA. O tema foi “Gestão Pactuada e Cidadania Ambiental” tendo como palestrantes Daniel Raviolo (Comunicação), Eveline Barbosa Silva Carvalho (IPCE), Cristina  Nascimento (CETRA/ASA), Socorro Azevedo (CONPAM) e Raimundo Nonato (Prefeitura Municipal de Irauçuba), além de Eduardo Sávio Passos Rodrigues, sobre o ICID18.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 06.10.2009