Vazões dos açudes do litoral para 2020.2 são definidas

1 de julho de 2020 - 14:30

10 açudes públicos gerenciados pela Cogerh fazem parte da Bacia. Confira a alocação definida pelo Comitê do litoral

Açude Mundaú

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Litoral aprovou os parâmetros de operação dos seus açudes para 2020.2. A 51ª reunião ordinária do grupo foi realizada de forma virtual na última quinta (25) de acordo com o Art. 8, da Portaria 566/2020 da Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, e em conformidade com seu regimento interno, tendo o apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh para realizar a alocação negociada de água, entre o órgão gestor o plenário do colegiado.

A reunião foi conduzida pela diretoria do comitê, Maria Luisa Soares, e a secretaria executiva como organizadora, realizando apresentações feitas pelo núcleo técnico da gerência regional da Cogerh em Pentecoste sobre aportes hídricos, simulação de uso e demandas outorgadas. Na ocasião, a diretoria convocou as instituições-membro presentes, que optaram pela aprovação direta da vazão média que cada reservatório da Bacia irá realizar ao longo do segundo semestre deste ano, tendo a operação assistida por técnicos da Cogerh.

As vazões médias aprovadas pelos integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral, nos açudes e sistemas isolados, ficaram assim definidas:

Gameleira – 200 l/s;
Gerardo Atibone – 10 l/s;
Missi – 245 l/s;
Mundaú – 250 l/s;
Patos – 10 l/s;
Poço Verde – 40 l/s;
Quandú – 50 l/s;
Santo Antônio de Aracatiaçu – 40 l/s;
Santa Maria de Aracatiaçu – 10 l/s;
São Pedro da Timbaúba – 90 l/s;

Participaram da ocasião 30 instituições-membro, representando 75% do total do colegiado. Para a realização desta reunião, a gerência regional da Cogerh em Pentecoste esteve presente através do gerente regional, dos coordenadores de núcleos, dos analistas, técnicos e apoio. A reunião contou também com a presença de Mires Bouty, representando a gerência de gestão participativa da Cogerh Fortaleza, e a Diretoria de Planejamento.

Fonte: Ascom Cogerh