Política dos Recursos Hídricos do Ceará é apresentada na Academia Cearense de Engenharia

29 de junho de 2018 - 16:22

A Política dos Recursos Hídricos do Ceará foi apresentada pelo secretário Francisco Teixeira aos membros da Academia Cearense de Engenharia (ACE), na tarde desta segunda-feira (26). A explanação teve início pela composição do sistema hídrico do Estado, que, além da SRH à frente das políticas, conta com três vinculadas – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As instancias de participação social, a infraestrutura hidráulica – reservatórios monitorados, adutoras, dentre outras intervenções – e a divisão hidrográfica do Ceará, também foram apresentadas por Teixeira, que destacou as ações emergenciais voltadas para convivência com a estiagem. “Em seus 30 anos de fundação, a Sohidra perfurou cerca de 11 mil poços, 4500 nos últimos três anos. Essa é uma das medidas de diversificação da matriz hídrica, que hoje garante o abastecimento de cidades inteiras com água subterrânea”, explicou o Secretário.

Já para garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), “durante os sucessivos anos de estiagem, uma série de ações foram desenvolvidas, dentre elas a perfuração de poços no campo de dunas de São Gonçalo, o aproveitamento do sistema do Cauipe e da água das barragens dos rios Maranguapinho e Cocó”, completou.

Por fim, Francisco Teixeira falou sobre projetos de reuso de água para atender o setor industrial; de dessalinização, voltados exclusivamente para o abastecimento humano na RMF, e o ‘Malha D’água, que irá integrar as bacias hidrográficas do Estado, por meio de adutoras, aduzindo água por todo o território cearense.

Participaram do encontro, além dos membros da ACE; o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana.