Ceará quer incluir mais 20 comunidades rurais no Água Doce

25 de agosto de 2010 - 12:29

Rosilônio Magalhães apresenta propostas e outras inclusões de interesse

do Ceará no IV Encontro do Programa Água Doce, realizado em Natal.

Delegação do Ceará ao IV Encontro de Formação do PAD

A representação cearense, liderada pelo Coordenador interino Rosilônio Magalhães, ao IV Encontro de Formação do Programa Água Doce-PAD, do Ministério do Meio Ambiente, realizado em Natal, foi a da inclusão de mais 20 comunidades rurais, situadas em igual número de municípios do Estado, no citado Programa, justificando, para tanto, as carências de água potável e de outras ações de caráter sociais. O encontro objetivou capacitar e integrar os técnicos membros dos Núcleos Gestores do mesmo Programa dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará. Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte nos componentes de Dessalinização, Mobilização Social, Sustentabilidade Ambiental e Sistema de Produção.

Também serviu para promover o aperfeiçoamento e o planejamento das ações de acesso a água potável às comunidades difusas por meio de sistemas de dessalinização e da implantação de sistemas produtivos, com a consolidação dos planos estaduais e a celebração de acordos de cooperação técnica, visando a continuidade do PAD até 2020. O PAD é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o apoio dos governos estaduais e municipais e órgãos federais situados no semiárido nordestino. O MMA objetiva, através do PAD, o estabelecimento de uma política permanente de acesso à água de boa qualidade pelas comunidades rurais difusas através dos dessalinizadores e poços profundos instalados nas comunidades interioranas.

Durante o evento, realizado no auditório do Hotel Parque das Dunas, de Natal/RN, as representações estaduais participaram, ainda, de oficinas de atualização, palestras, visitas a campo, trabalhos em grupo, debates e atividades de integração.

O IV Encontro de Formação do Programa Água Doce foi uma a iniciativa da coordenação nacional do PAD e participação dos Estados e Municípios e órgãos federais envolvidos no apoio ao desenvolvimento do semiárido nordestino. Além do seu coordenador o PAD do Ceará contou com os representantes da vinculadas da SRH – Cogerh e Sohidra -, Semace, Incra e outras instituições.

Comunicação Social da SRH