Aberto o Quinto Encontro de Formação do Programa Água Doce

26 de novembro de 2013 - 13:55

Ao instalar, às 15h30min de ontem, em Fortaleza, o V Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce-PAD, o Coordenador Nacional do Programa, Renato Saraiva Ferreira, ressaltou o estabelecimento das políticas públicas permanentes do governo federal para proporcionar, ainda mais, o acesso à água pelas populações rurais em qualidade e quantidade suficientes à segurança alimentar e nutricional. Estimou a todas as coordenadorias dos nove Estados presentes, e suas equipes técnicas, a conquistarem nos quatro dias do encontro – que se estenderá até sexta-feira próxima, dia 29 -, os melhores resultados possíveis decorrentes dos estudos e análises a serem desenvolvidos sobre os diagnósticos que cada um é portador para discussão, conforme a programação estabelecida para o encontro.

O Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Cesar Augusto Pinheiro, que compôs a mesa de abertura dos trabalhos, ressaltou, na ocasião, a importância do encontro e manifestou a certeza que “todos os presentes estão dispostos a contribuir para os objetivos do PAD, cujos resultados são os mais promissores”. Lembrou que o Ceará já dispõe de pelo menos duas unidades demonstrativas do Água Doce – nos assentamentos rurais dos municípios de Russas e Tauá – que serão visitadas pelos participantes do encontro. Representando o Governo do Estado compareceu o Presidente do Conpam-Conselho de Políticas Estadual do Meio Ambiente, Bruno Vale. Presente também, o Secretário Adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado, Daniel Sanford Moreira, e o representante da Associação dos Prefeitos do Ceará.

Ainda ontem, no Oasis Hotel, local do Encontro, aconteceu coquetel confraternização entre todos os participantes. Os trabalhos prosseguirão na manhã e tarde de hoje, com a apresentação dos componentes dos estudos relativos a mobilização social, sustentabilidade ambiental, dessalinização, obras civis e sistemas produtivos com objetivo de formação dos técnicos para execução/fiscalização das fases 2 (implantação/recuperação) e 3 (monitoramento/manutenção dos dessalinizadores dos poços).

Haverá a apresentação dos resultados da fase 1 (diagnósticos socioambientais e técnicos) pelas equipes estaduais e técnicos das empresas que realizaram os respectivos diagnósticos dos Estados do Rio Grande do Norte e Alagoas. Os trabalhos prosseguirão na parte da tarde a cargo das equipes do Ceará, Bahia, Paraíba e Sergipe, havendo, inclusive, reunião com os técnicos das áreas financeira, administrativa e jurídica para esclarecimentos de dúvidas quanto aos processos licitatórios e ao Portal de Convênios. Ao final do dia, abertura dos debates dos diagnósticos apresentados.

Assessoria de Comunicação da SRH/CE

Fort. 26/11/2013