Abertos XII ENCOB e I ENECOB

23 de novembro de 2010 - 09:37

 

 

Em presença do Vice-Governador do Estado, Francisco Pinheiro, Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio, outras destacadas autoridades, representantes, técnicos e especialistas de diversos órgãos federais, estaduais e municipais foi realizada, às 21 horas de ontem, a solenidade de abertura do XII ENCOB-Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas, cujos trabalhos se estenderão até sexta-feira próxima, dia 26, e o I ENECOB-Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas que desde ontem e por todo dia de hoje, encerrando suas atividades ao final do dia, realiza cursos, debates e outras ações sob a mesma temática central: “Comitês de Bacia na Gestão das Águas: A Importância da Comunicação e Mobilização”.

 

O Presidente da ANA-Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, Diretor Geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, senador Inácio Arruda e outras autoridades também estiveram presentes. A cerimônia foi realizada no Marina Park Hotel começando com o canto do Hino Nacional, cantado pelos presentes, a cargo do cantor David Duarte. O poeta Jessier Quirino recitou poemas e contou casos do homem do campo, descontraindo o ambiente. Seguiram-se os pronunciamentos.

 

Os trabalhos foram iniciados com o pronunciamento da Coordenadora da Gestão dos Recursos Hídricos da SRH e, também, Coordenadora dos dois encontros, Maria Zita Timbó Araújo, que destacou a importância do evento na luta para solução da escassez de água no semiárido nordestino e o tema principal em discussão. Falou, em seguida, Lupércio Ziroldo Antonio que, após ressaltar a necessidade e a gestão participativa como forma de encontrar soluções para o abastecimento dágua no país, destacou o empenho na realização dos dois encontros que é uma iniciativa do Forum Nacional e da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, que buscam estabelecer metas, diretrizes e disciplinar os limites para os usos múltiplos da água nas bacias hidrográficas como uma das alternativas que o mundo todo tenta alcançar, qual seja, a preservação e o bom uso da água como um bem público mundial.

 

O Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias fez a entrega, logo a seguir, da placa do mérito e de agradecimento ao Secretário Cesar Augusto Pinheiro, na qual fez constar que “Os Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil, colegiados que integram os representantes dos Usuários, Poder Público, ONGs e Sociedade Civil em geral, parte integrante do nosso Sistema Nacional de Recursos Hídricos que funcionam como verdadeiros fóruns das águas homenageiam nesta data ao Dr. Cesar Augusto Pinheiro, Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará e grande defensor de nossas águas, pela competência técnica na implantação de gestão dos recursos hídricos no Estado do Ceará e pelo apoio, parceria e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos Comitês de Bacia. Lupércio Ziroldo Antonio – Coordenador Geral do Forum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas”.

 

Outro homenageado, com a Medalha do Mérito Engenheiro Francisco Alves de Aguiar foi o professor aposentado da Universidade Federal do Ceará José Nilson Beserra Campos, também em reconhecimento aos relevantes servidos prestados pelo homenageado através do ensino, pesquisas e estudos realizados sobre recursos hídricos no Ceará.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Cerca de 1.800 partricipantes, de todos os Estados, se acham presentes ao XII ENCOB que prevê, dentro de sua programação para hoje, 23, Curso e Oficinas de Capacitação, duas conferências a cargo do representante do Banco Mundial que falará sobre “A Importância da Comunicação e Mobilização na Gestão Integrada de Recursos Hídricos” e “Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Brasil e o Modelo da Diretiva Quadro Européia – A Importância da Mobilização” a cargo do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, além de apresentação de experiências pelos Comitês de Bacia do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraíba. Às 20 horas haverá o lançamento de livro, dentro da atividade cultural.

 

Enquanto os trabalhos do XII ENCOB se estenderão até sexta-feira próxima o I ENECOB encerra suas atrividades hoje após três de exposições em andamento por todo o dia.

 

 

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 23/11/2010