Acopiara recebe três novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce
15 de outubro de 2025 - 08:44
O município de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, ganhou nesta terça-feira (14) três novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), ampliando o acesso à água de qualidade para comunidades do interior cearense. A cerimônia de inauguração ocorreu na comunidade Sítio Santarém, uma das beneficiadas com a iniciativa.
Para o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, “essa é uma importante iniciativa que promove abastecimento humano, irrigação, produção e geração de renda. É uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura que está garantindo água potável pronta pra beber, beneficiando 124 famílias”.
Os novos sistemas atenderão as comunidades Sítio Santarém (22 famílias), Sítio Patrimônio (83 famílias) e Tanque (20 famílias), totalizando 125 famílias beneficiadas diretamente. O investimento total nas obras foi de R$ 755 mil, recursos destinados à implantação e estruturação dos equipamentos, que garantem o tratamento e a dessalinização da água salobra para consumo humano.
“Hoje é um dia festivo e quero dizer da satisfação de nós das comunidades beneficiadas. Somos gratos aos governos federal, estadual e municipal que trouxeram essa grande obra pra nossa comunidade, que vai beneficiar muito a nossa gente que tanto precisa”, comemorou Francisca Lima, presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Panelas e Santarém.
Com as novas instalações, Acopiara passa a contar com 12 sistemas de dessalinização em funcionamento, alcançando 434 famílias beneficiadas pelo programa no município.
Em nível estadual, o Programa Água Doce, coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) em parceria com o Governo Federal, já soma 272 sistemas implantados em 47 municípios cearenses, fortalecendo as ações de segurança hídrica e acesso à água potável no semiárido. Outras 19 novas unidades estão previstas para inauguração nas próximas etapas do programa.
O PAD é uma das principais políticas públicas voltadas para o aproveitamento sustentável da água subterrânea no Nordeste, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em regiões com escassez hídrica.