Adutora liga o Orós ao Feiticeiro

31 de outubro de 2008 - 14:06

Acha-se em teste final o sistema adutor, de 18,6km de extensão, ligando o Orós ao açude Feiticeiro com consideráveis benefícios para consumo humano, agricultura irrigada e pecuária.
Entrou em fase final de testes o sistema adutor do Eixo de Integração Orós-Feiticeiro, com consideráveis benefícios econômicos e sociais para Jaguaribe e demais áreas de irrigação e pecuária dos municípios situados ao longo do canal.

Com investimento da ordem de R$ 32 milhões e 377 mil a destacada obra acaba de ser construída pela Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado-SRH mediante apoio financeiro do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e contrapartida do Governo do Estado. O sistema adutor, que mede 18,40 km de extensão, ofertará água para o abastecimento das comunidades e perenização dos cursos dágua situados ao longo do seu percurso, é composto por uma adutora de recalque com dois turbo-bombas para indução a uma vazão de 1,40 metros cúbicos por segundo.

Uma das mais modernas da engenharia nacional, a obra propiciará o aumento da produção agrícola da região jaguaribana, por intermédio da agricultura irrigada, e crescimento da pecuária bovina. O citado sistema adutor começa no Açude Orós, situado na região Cariri-Centro/Sul, estendendo-se até ao município de Jaguaribe, localizado na região Jaguaribe-Litoral/ Leste passando por diversas comunidades, perenizando, inicialmente, o Riacho Feiticeiro e chegando ao Açude Feiticeiro, existente na mesma área estadual.

O canal adutor acha-se construído sobre plataforma de terra revestida com manta geotextil e proteção mecânica de seis centímetros de concreto. São 10 obras de controle, oito descargas de segurança além de pontilhões, passarelas, mais de três quilômetros de sifões e canais abertos. Jornalista Wilson Pinto Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH.