Adutora vai reforçar oferta hídrica na sede do município de Quixeramobim

14 de janeiro de 2022 - 10:00

Águas do Açude Fogareiro devem contribuir para o abastecimento da sede municipal a parir de meados de fevereiro

As obras de construção da adutora de montagem rápida (AMR) que levará água do Açude Fogareiro para Quixeramobim, reaproveita parte da tubulação da adutora do Açude Pedras Brancas, que estava desativada e tem custo aproximado de R$ 950 mil.

“Esse valor representa uma grande economia à sociedade cearense, já que estamos reaproveitando os tubos de uma outra adutora desativada e utilizando mão de obra própria”, comemora o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias.

São 20 km de tubulação desde o Açude Fogareiro até a entrada do município, onde a adutora encontra tubulação já existente até a Estação de Tratamento de Água (ETA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), pertencente à prefeitura de Quixeramobim.

“O objetivo principal é reforçar a garantia hídrica da sede do município, que está no centro de uma das regiões mais castigadas pela escassez hídrica que enfrentamos desde 2012”, explica João Lúcio Farias. A obra deve estar concluída até meados de fevereiro.

Acompanhado do engenheiro Antônio Carlos Bortolin, o presidente da companhia quis saber detalhes do andamento da obra e colocou a direção da Companhia à inteira disposição das equipes de campo para juntos buscarem superar quaisquer dificuldades que venham a ocorrer no transcurso dos serviços. “Numa obra desse porte, percalços são naturais. Mas estou aqui empenhado meu total apoio, bem como de toda a diretoria da Cogerh no sentido de superarmos todo e qualquer eventual problema que venha surgir”, afirmou o presidente.

Sede

João Lúcio Farias fez questão de visitar a sede da Gerência Regional da Bacia do Banabuiú, cuja sede fica em Quixeramobim. Ali, ouviu detalhes sobre o planejamento das atividades da gerência para este ano de 2022 e aproveitou para parabenizar a equipe pelo trabalho que vem realizando. “O trabalho da Cogerh é fundamental para a gestão das águas no Ceará. Contudo, quando a situação é de escassez continuada como aqui na região do Banabuiú, esse trabalho se torna ainda mais valioso, pois é muito mais delicado gerir a escassez”, avalia.

Além do engenheiro responsável pela construção da Adutora do Fogareiro, Antônio Carlos Bortolin, acompanharam a comitiva Paulo Ferreira, supervisor das gerências regionais, Luís César Pimentel, gerente da Regional de Quixeramobim e técnicos dos núcleos de Gestão e de Operação da gerência do Banabuiú.

*Informações Ascom Cogerh