Agrovila do Missi recebe incentivo ao artesanato

19 de abril de 2012 - 13:27

A agrovila do Açude Missi, construídos – açude e agrovila – pelo Governo do Ceará no município de Miraíma, região norte do Estado, está formando artesãs entre suas moradoras. A iniciativa da COINF – Coordenadoria de Infraestrutura da SRH recebe o apoio da CeArt – Centro de Artesanato do Ceará. Segundo Rosana Frota e Valéria Albuquerque, do NUREA-Núcleo de Reassentamento da SRH, que acompanham a execução do projeto, a agrovila é composta por 35 residências ocupadas pelas famílias dos colonos retiradas da bacia hidrográfica daquele reservatório. As moradoras apresentaram interesse e, então, foi contatada uma artesã credenciada para ensinar os primeiros passos, seguindo-se a uma visita da CeArt.

A parceria SRH/CeArt está possibilitando uma capacitação em tapeçaria e foram desenvolvidos alguns designers com motivação específica sobre moradias. Lúcia Sá, da CeArt, explicou que os melhores trabalhos serão encaminhados para os postos de comercialização da CeArt e, havendo pedidos, as encomendas vão obedecer ao critério da partilha, ou seja, uma grande encomenda será trabalhada em comum, por várias artesãs.

Num segundo momento, a CeArt oferecerá às participantes uma etapa especial, para instruir na formação de custos e comercialização. Os resultados já são visíveis, como mostra a foto da abertura dos trabalhos, e Rosana garante que a motivação para o artesanato foi muito positiva para a associação de moradores, pois todos o trabalho em comum aumenta o entrosamento e cria novas oportunidades de partilha e ações comunitárias. Outras agrovilas vão ser beneficiadas por igual projeto.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 19/04/2012