Água Doce apoia o Erradicação da Pobreza

17 de agosto de 2011 - 08:13

Integrantes do Grupo Gestor da Coordenadoria Estadual do Programa Água Doce-PDA/CE, estiveram reunidos, na manhã de ontem, na Sala de Reunião da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, oportunidade em que ultimaram os preparativos para o encontro de amanhã e depois, em João Pessoa, Paraíba, da Reunião da Coordenação Nacional com os Coordenadores Estaduais do Programa Água Doce e Secretários de Estado. Presentes os representantes do DNOCS, SEMACE, CPRM, SOHIDRA e técnicos da SRH que integram o Grupo Gestor e, de igual modo, o Grupo Executivo do PDA.

Segundo o coordenador do PDA no Ceará, Luiz Carlos Rocha da Mota, o encontro na capital paraibana objetiva dar início à primeira fase de execução dos Planos Estaduais, com base na inserção do Água Doce no Plano de Erradicação da Pobreza Extrema, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, já que existe no contexto do Plano Brasil sem Miséria o comprometimento da aplicação da metodologia do PAD na recuperação e implantação de 1.200 dessalinizadores no Semiárido nordestino.

Para tanto, o PAD está elaborando um plano estratégico para concecução da meta assumida, contendo as etapas do Pre-diagnóstico, Diagnóstico, Recuperação, Implantação, Manutenção e Monitoramento dos dessalinizasdores que servirão no andamento dos trabalhos do Água Doce nos Municípios já relacionados para receberem os benefícios do Programa.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais eda sociedade civil. O PAD visa o estabelecimento de uma política permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando os cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de desalinização. Seu foco é atender as populações de baixa renda residentes em localidades rurais do semiárido brasileiro.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 17/05/2011