Água Doce | Quase metade dos dessalinizadores do Programa foi implantada no Ceará

6 de dezembro de 2018 - 09:31

Desde 2004, o Programa desenvolve política pública permanente de acesso à água nos nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais.

Resultado de um investimento de cerca de R$50 milhões, 252 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. O número representa quase a metade de todos os dessalinizadores implantados nos 10 estados atendidos pelo PAD. O balanço foi divulgado no último dia 29 de novembro, durante Encontro Nacional do Programa Água Doce, que aconteceu no auditório do Hotel Sol Barra, em Salvador (BA). O Programa é desenvolvido pelo Ministério do Meio ambiente (MMA) e no Ceará é executado pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

Além dos sistemas que atendem os municípios cearenses, o PAD mantém 145 sistemas na Bahia, 44 na Paraíba, 29 em Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte e 45 em Alagoas. Até o momento foram diagnosticadas 3.378 comunidades em 298 dos municípios da região semiárida e capacitados 1.200 operadores dos sistemas de dessalinização. Ao todo, foram contratadas 924 obras de implantação dos sistemas, sendo que, dessas, 575 já foram concluídas.

O Programa Água Doce desenvolve, desde 2004, política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Abrange os nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais.