SRH realiza assistência online para comunidades beneficiadas com o PAD

8 de abril de 2020 - 10:38

Programa Água Doce (PAD) beneficia 252 comunidades no Ceará

As medidas de isolamento impostas para conter o avanço da Covid-19 têm aumentado a demanda por soluções tecnológicas e inteligentes para integrar equipes de trabalho, valorizando, principalmente, aqueles que precisam de atenção. E foi através de um grupo de conversas que a equipe do Programa Água Doce – PAD, da Secretaria dos Recursos Hídricos, encontrou a solução para continuar dando suporte preventivo e corretivo as comunidades beneficiadas com os dessalinizadores.

A PAD se encontra na fase de manutenção dos equipamentos, o que é realizado pelo Instituto Sisar. Porém, devido ao agravamento da epidemia as visitas técnicas tiveram que obedecer critérios de importância e prioridade, e assim, as manutenções presenciais só ocorrem em casos de falta de água potável para a população. Com isso, visando continuar com o suporte necessário para essas comunidades rurais do Ceará, a equipe do Água Doce vem fazendo um trabalho online de monitoramento de todas as comunidades beneficiadas, orientando a solução para pequenos problemas que podem ser resolvidos dentro da própria comunidade.

O trabalho realizado pelos técnicos está dando segurança aos beneficiários do Programa. Segundo a técnica do PAD, Jane Guedes, o trabalho realizado online pela equipe está resolvendo muitas situações, evitando que seja necessária a presença de um técnico presencial na comunidade. “A água é um bem essencial para todos e para essas comunidades a única água de beber é a que vem dos dessalinizadores do Água Doce, então estamos realizando online esse trabalho de suporte para evitar que falte esse bem tão precioso para as comunidades. Quando não conseguimos resolver virtualmente, um técnico do Instituto Sisar se desloca até a comunidade para verificar os problemas e evitar que o equipamento fique parado”.

Ainda segundo a técnica os problemas recorrentes apresentados são vazamento de bombas, problemas com filtros, falta de anticrustante ou algum problema na membrana. Vale ressaltar que cada equipamento possui um técnico operador que foi anteriormente treinado pela equipe do PAD.

Os municípios que já receberam suporte (online ou presencial) foram: Boa Viagem, Independência, Itatira, Madalena, Monsenhor Tabosa, Santa Quitéria, Canindé, Caridade, Paramoti, Aracoiaba, Banabuiú, Barreira, Choró, Chorozinho, Ibaretama, Ibicuitinga, Itapiúna, Jaguaretama, Ocara, Palhano, Russas, Acopiara, Arneiroz, Catarina, Mombaça, Milhã e Tauá.